Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Santuário Sagrado Coração de Jesus acolhe Encontro Estadual de Reitores

Data de Publicação
17
2018
09
Segunda-feira
12h30
17 de Setembro de 2018 12h30

Reitores de santuários e animadores de centros de peregrinação de todo o Estado de Santa Catarina estarão reunidos, no início da próxima semana, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. Um grupo formado por 23 representantes participará do encontro, que inicia na segunda-feira, 17, e segue até quarta-feira, 19. Conforme o Reitor do Santuário SCMJ, padre Antônio Vander da Silva, há 27 santuários no Regional Sul 4 da CNBB, que engloba dez dioceses. Além de padres e religiosas, o encontro anual contará com a presença do bispo de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e do arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Para o padre Antônio Vander, o fato de o Santuário, que neste ano completou um ano de bênção e inauguração, acolher um encontro como este, é um presente. "Nosso santuário é uma novidade. No encontro do ano passado, os participantes viram toda a estrutura, tudo o que está sendo montado e despertou a curiosidade deles para vir conhecer nosso santuário e vivenciar esse momento bonito aqui, por isso pediram este lugar", conta o Reitor.

Os dias de palestra, oração e partilha contarão, ainda, com as reflexões do padre Reinaldo Beijamin, Prefeito de Igreja no Santuário Nacional de Aparecida (SP), que falará sobre a missão dos santuários e sobre como fazer pastoral.

Inaugurado em 23 de abril de 2017, o Santuário SCMJ tem se tornado, cada vez mais, alvo de muitas romarias e peregrinos. Conforme padre Antônio Vander, o complexo religioso recebe, a cada domingo, cerca de 4 mil visitantes e fiéis. Durante a semana, acolhe também grupos provenientes de diversos lugares. Para enriquecer ainda mais o caminho que convida à espiritualidade do peregrino, o Santuário ainda deve instalar em seu complexo as estátuas do Sagrado Coração de Jesus e de Santa Margarida Maria Alacoque, além das imagens de São Pedro e São Paulo, e dos evangelistas São Marcos, São João, São Lucas e São Mateus. Em breve, deve ser iniciada a obra de pavimentação do local e a construção de um auditório com capacidade para 550 pessoas.

Confira a programação do Encontro Estadual de Reitores dos Santuários:

17/09 - segunda-feira
18h: Recepção
19h: Jantar
20h: Reflexão: "A Missão Específica dos Santuários" - Pe. Reinaldo Beijamim


18/09 - terça-feira
08h15min: Laudes
08h45min: Reflexão: "Paróquia Santuário e Santuários: como fazer pastoral junto a peregrinos" - Pe. Reinaldo Beijamim
10h: Intervalo
10h30min: Reflexão - Pe. Reinaldo Beijamim
14h: Reflexão: "A Vida Litúrgica e Celebrativa nos Santuários" - Dom Wilson Tadeu Jönck
16h: Reflexão: "Por que existem santuários e quais os seus benefícios?" - Dom Jacinto Inacio Flach
18h: Saída para o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens
19h30min: Santa Missa no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens - Dom Jacinto Inacio Flach
20h30min: Jantar

19/09 - quarta-feira
08h15min: Laudes
08h45min: Planejamento Estratégico: "Campanha dos Devotos" - Dominus Comunicação
10h: Intervalo
11h: Avaliação e saída para o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
12h: Almoço e encerramento
 
Foto dos reitores: Encontro realizado em 2017, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (Arquivo - Arquidiocese de Florianópolis)