Acompanhe o Facebook Acompanhe o Instagram Acompanhe o YouTube
 
 
História
História

Conheça a nossa história

A Diocese de Criciúma foi criada no dia 27 de maio de 1998, pelo Papa João Paulo II, através da Bula “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual de Seus Fiéis) e instalada pouco tempo depois na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no dia 15 de agosto. 

Neste dia, a chuva caía em grande quantidade e obrigou a organização a transferir o local da cerimônia, que aconteceria sob o átrio da então Catedral São José, para o Ginásio no Paço Municipal. No período da tarde, com mais de dez mil pessoas, bandeiras, balões coloridos, religiosos e religiosas – o sol brilhou. Instalava-se, às 15h10, a Diocese de Criciúma. 

O primeiro bispo da diocese foi Dom Paulo Antônio de Conto, aonde permaneceu por 10 anos, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Montenegro no Rio Grande do Sul. 

Com Sede vacante de 2 de julho de 2008 até 16 de setembro de 2009, a Diocese de Criciúma ganhou um novo pastor após o Papa Bento XVI nomear Dom Jacinto Inacio Flach no dia 16 de setembro de 2009, pouco tempo depois, sua posse aconteceu em novembro.

Integram a Diocese de Criciúma 26 municípios do Sul de Santa Catarina, são eles: Criciúma, Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Içara, Balneário Rincão, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres. 

São 40 paróquias, 536 comunidades e 79 padres entre diocesanos e religiosos. A diocese, em seu objetivo geral, apresenta: "Nós, povo de Deus da Diocese de Criciúma, animados pela Santíssima Trindade, queremos: Evangelizar vivendo em comunidade, como Igreja Discípula, Missionária e Profética alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, participando na construção de uma sociedade justa e solidária em defesa da vida, sem exclusões, a caminho do Reino definitivo".
 
 
ENTRE EM CONTATO
acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube
ENCONTRE-NOS
Rua Pedro Manoel Apolinário, 90 - Caixa Postal 90 - Cep: 88.804-350 - Santa Bárbara - Criciúma/SC

Copyright © Diocese de Criciúma. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo