O clero da Diocese de Criciúma é formado por padres diocesanos, padres religiosos e diáconos. A atuação predominante é em paróquias, mas os trabalhos também acontecem em seminários, santuários, obras sociais, entre outros.
As etapas formativas dos padres diocesanos acontecem no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC, no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque/SC, e no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC.
“Se o grão que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto (Jo 12,24)”
O padre Eduardo Borges Viana nasceu na cidade de Içara, em 1998. Filho de Cristiano Réus Viana e Lucineia Borges, é irmão de Edvan e Sabrina. Sua iniciação cristã se deu na comunidade do Campo Mãe Luzia, que tem como padroeira Santa Luzia, pertencente a Paróquia São Miguel Arcanjo. Em 2013, mudou para a comunidade Jardim Silvana que tem como padroeira a Mãe Peregrina, pertencente a Paróquia São Donato, em Içara. No ano de 2015, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2017 até o ano de 2019, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. No ano seguinte, iniciou os estudos em Teologia, no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, onde permaneceu até 2023. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias São José Operário, instalada na cidade de Blumenau e Nossa Senhora Do Rosário, na cidade de Gaspar. O diácono realizou trabalhos pastorais ainda na Paróquia do Sagrado Coração, em São José; na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu e na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma, onde também fez seu estágio pastoral no ano de 2024. Foi ordenado padre no dia 7 de junho de 2025, na Igreja Matriz da Paróquia São Donato, em Içara.