Romaria da Terra e das Águas: Celebrando a Fé e a Luta do Povo Catarinense
17.05.2024 - 09:32:12

No estado de Santa Catarina, as Romarias da Terra e das Águas representam a caminhada histórica do povo em busca de seus direitos e da preservação ambiental. Originadas da necessidade e da orientação pastoral da comunidade trabalhadora, essas romarias são um marco na conscientização popular e na luta por justiça social.
Impulsionadas por uma nova releitura bíblica, as romarias se tornaram momentos de celebração e fortalecimento espiritual para enfrentar os desafios sociais. Elas não apenas relembram as conquistas dos movimentos sociais, mas também valorizam a diversidade cultural e religiosa do povo catarinense.
A primeira Romaria da Terra ocorreu em 14 de setembro de 1986, em Taquaruçú (Fraiburgo), com a participação de cerca de 20 mil romeiros de todas as regiões de Santa Catarina, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT/SC) juntamente com a diocese de Caçador. Esse evento inaugural marcou o início de uma tradição que perdura há mais de 30 anos, percorrendo todas as dioceses do Regional Sul 4 da CNBB.
A última Romaria foi celebrado o Jubileu de 25 anos das Romarias, com o tema: “Semeando vida no campo e na cidade” e lema, “Toda a criação está gemendo como em dores de parto” (Rm 8,22), mais de 10 mil romeiros e romeiras das dioceses de Santa Catarina se reuniram em São José do Cerrito (SC), na diocese de Lages. Ainda na 25ª edição da Romaria, celebrou os noventa anos da Diocese de Lages, 50 anos da CNBB Regional Sul 4 e 40 anos da Comissão Pastoral da Terra/SC. Ao longo dos anos, as romarias passaram por mudanças, incorporando o tema “das águas” e tornando-se o evento “Romaria da Terra e das Águas”.
Peregrinos da Esperança no cuidado da Casa Comum
A 26ª edição será sediada na Arquidiocese de Florianópolis, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos, no dia 9 de junho. Com o tema “Peregrinos da Esperança no cuidado da Casa Comum”, esta romaria assume uma importância ainda maior em meio aos desafios ambientais globais. É um momento de reflexão, oração e ação em defesa da vida e da dignidade de todas as criaturas, fortalecendo os laços de fraternidade e compromisso comum. Assim, as Romarias da Terra e das Águas continuam a unir luta, fé e resistência, incluindo todos e todas na construção de um mundo mais justo e sustentável.
Movimentação na Diocese de Criciúma
Haverá um ônibus que sairá à 1h (noite) da cidade de Praia Grande e passará pelas cidades de Ermo, Turvo, Meleiro, Araranguá e Criciúma. Os interessados em participar devem garantir seu lugar através com Gloria Maria Mazucco no telefone (48) 99956-5287. O valor da passagem será de R$96 por pessoa (ida e volta). As paróquias da Arquidiocese de Florianópolis, oferecerão gratuitamente a alimentação durante a Romaria incluindo café na chegada, almoço e lanche da tarde. Além disso, os Grupos Bíblicos em Família, gentilmente, contribuirão com frutas para enriquecer a alimentação. Para minimizar o impacto ambiental, não serão utilizados materiais descartáveis. Nesse sentido, a organização solicita que cada romeiro e romeira traga seus próprios talheres, prato e caneca.
Fonte *Com informações da CNBB Sul 4