O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) é resultado de uma atitude de partilha em forma organizada, que tem como finalidade apoiar projetos de combate à exclusão social, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano. O processo de seleção dos Projetos Sociais, através do Conselho Gestor, acontecerá conforme as normas descritas no edital (baixe na imagem ao final da matéria).
A vivência da Campanha da Fraternidade não se limita apenas ao período da Quaresma, ao contrário, se estende-se ao longo do ano, visando promover uma conversão pessoal, comunitária, eclesial e sociopolítica, fundamentada nos princípios da justiça e do amor, pilares centrais do Evangelho. Nesse sentido, serão priorizados os projetos que estão em sintonia com os objetivos gerais e específicos da CF, de cunho essencialmente social, de defesa incondicional da vida e dos princípios cristãos.
O FDS será constituído por 60% dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade, por doações voluntárias eventuais, por recursos que poderão ser conseguidos através de projetos especiais (nacional ou internacional), ou ainda pela devolução, no todo ou em parte, dos recursos repassados. Serão priorizados projetos inovadores, com potencial multiplicador e que possam desenvolver a ação proposta até 28 de fevereiro de 2026.
Sobre a Campanha da Fraternidade
Há 60 anos, o período da Quaresma no Brasil é vivenciado em comunhão com a Campanha da Fraternidade, promovendo uma temática de reflexão que leve a Igreja e a sociedade a entrar no caminho da conversão. Em 2025, a campanha tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). A temática é motivada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos 10 anos da Carta Encíclica Laudato Si', pelos 10 anos da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30 no Brasil, e busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da promoção da justiça social.