Diocese de Criciúma reúne imprensa em café especial pelo aniversário de Dom Jacinto
26.02.2026 - 12:26:27

A Diocese de Criciúma promoveu na manhã desta quinta-feira, 26, um café especial na Cúria Diocesana com a imprensa para celebrar o aniversário natalício de Dom Jacinto Inacio Flach, que completou 74 anos de vida. O encontro reuniu profissionais de diversos veículos, fortalecendo o diálogo e a proximidade entre a Igreja e os meios de comunicação. O momento contou também com a presença do Monsenhor Milton Zonta, bispo coadjutor nomeado para a Diocese.
Clique aqui para conhecer e seguir a Diocese no Instagram
Além da confraternização, o encontro teve como foco apresentar como a Diocese de Criciúma vem se organizando neste tempo de transição, desde a chegada do bispo coadjutor, cuja ordenação episcopal está marcada para o próximo dia 21. Dom Jacinto explicou que, ao completar 75 anos, conforme determina o Direito Canônico, deverá apresentar ao Papa o pedido de renúncia ao governo pastoral da Igreja Particular.
Segundo ele, a nomeação antecipada de um coadjutor tem o objetivo de assegurar continuidade na condução da Igreja local. “Para evitar que a Diocese fique vacante, como já aconteceu em outro momento, foi feito o pedido para que viesse um bispo coadjutor. Assim, quando o Papa aceitar o pedido de renúncia, a sucessão acontece de forma automática”, explicou o aniversariante.
O bispo coadjutor, Monsenhor Milton Zonta, compartilhou suas primeiras impressões sobre esse início de missão. Natural de Videira e membro da Congregação dos Salvatorianos, afirmou estar dedicando este período inicial à escuta e ao conhecimento da realidade local. “Quando a gente chega a um lugar novo, o primeiro passo é escutar e entender a cultura e a religiosidade do povo. Tudo ainda é novidade para mim, mas estou sendo bem acolhido”, disse.
Clique aqui para conhecer e seguir a Diocese no Instagram
