A Comissão Diocesana de Liturgia da Diocese de Criciúma está oferecendo um valioso apoio aos agentes pastorais, com a divulgação de uma série de materiais para enriquecer as celebrações. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os Ministros da Palavra, Coroinhas, Acólitos, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e músicos, proporcionando uma liturgia mais participativa e significativa.
Aos Ministros da Palavra
A cada sexta-feira, a comissão disponibiliza em suas plataformas nas principais redes sociais (
clique aqui ou
aqui) e em grupos específicos com as coordenações paroquiais, uma homilia preparada pelo assessor eclesiástico, Padre Roberto Fontana Talau. As reflexões aprofundam o que nos diz o Evangelho, oferecendo um subsídio para os Ministros da Palavra na preparação das celebrações.
Aos Acólitos, Coroinhas e mesce
Além das homilias, o material formativo também aborda o cerimonial das Santas Missas, com orientações específicas para Coroinhas, Acólitos e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. O objetivo é garantir que os ritos sejam celebrados com zelo, beleza e significado teológico, de acordo com as normas da Igreja.
Aos músicos
Para os músicos, a comissão oferece ainda sugestões de cantos para cada mês, facilitando a escolha do repertório mais adequado para as celebrações. Na segunda quinzena de cada mês, é divulgado um plano completo com as sugestões de cantos para o mês seguinte, permitindo aos grupos de música se organizarem com antecedência para prepararem os cantos de acordo com as normas litúrgicas e assim contribuírem para que todos celebrem ainda melhor.
A iniciativa vai de encontro com a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia (48), que aborda a importância da participação dos fiéis: “É por isso que a Igreja procura, solícita e cuidadosa, que os cristãos não entrem neste mistério de fé como estranhos ou espectadores mudos, mas participem na ação sagrada, consciente, ativa e piedosamente, por meio duma boa compreensão dos ritos e orações; sejam instruídos pela palavra de Deus; alimentem-se à mesa do Corpo do Senhor; dêem graças a Deus; aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer juntamente com o sacerdote, que não só pelas mãos dele, a hóstia imaculada; que, dia após dia, por Cristo mediador (38), progridam na unidade com Deus e entre si, para que finalmente Deus seja tudo em todos”.
O serviço da Comissão Diocesana de Liturgia é um exemplo de como a Diocese de Criciúma busca oferecer ferramentas para que os leigos possam participar ativamente da celebração da fé. Ao disponibilizar materiais formativos de qualidade, a comissão contribui para uma liturgia mais consciente, participativa e frutífera para todas as paróquias.