Vamos levar a paz do Coração de Jesus - pede Dom Jacinto na Festa da Misericórdia

08 de Abril de 2018 19h10

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, em Içara, viveu um momento de graça na manhã deste domingo, por ocasião da missa que recordou o primeiro aniversário de sua inauguração. Milhares de fiéis participaram da celebração, presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach. "Este Santuário quer lembrar, profundamente, a misericórdia de Deus e hoje é o grande dia em que nós celebramos a sua misericórdia", enfatizou o epíscopo no início de sua homilia, ao referir-se ao segundo domingo Páscoa, quando a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia.

Antes da missa, uma procissão formada, em sua maioria, por membros do Apostolado da Oração, carregando suas bandeiras e estandartes, foi conduzida pelo Bispo e pelo Reitor do Santuário, padre Antonio Vander da Silva. A caminhada seguiu da Capela do Getsêmani até a Praça de Nossa Senhora, onde foram abençoadas as imagens dos 12 apóstolos. Logo após, Dom Jacinto percorreu e abençoou o Caminho das Promessas, onde se encontram as 12 promessas reveladas pelo Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque. Em seguida, o epíscopo realizou a bênção da Capela do Senhor Morto.

Durante sua reflexão na missa solene que teve início às 10 horas, e foi concelebrada pelos padres Antonio Vander, Maxssuél Mendonça, Dorival Zanette e Daniel Zilli, Dom Jacinto recordou, na linha do tempo, como o ser humano errou ao passar a acreditar que poderia resolver todos os problemas da humanidade sem Deus, somente com a ciência. Então o epíscopo mencionou as santas Margarida Alacoque e Faustina Kowalska, as quais Jesus revelou seu amor e sua misericórdia. "Deus revelou profundamente a essas mulheres a necessidade de voltarmos a acreditar no amor que está no Coração de Jesus. O amor é a força mais transformadora do universo e nós temos que andar nesta sintonia, nessa vida, nessa alegria que hoje o Evangelho diz - 'A paz está no meio de nós' - a paz de Deus, irmãos e irmãs!", disse o Bispo.

Dom Jacinto exortou todos a não agirem como Tomé, sem perder a esperança nem se deixar abater pelo desânimo, diante de notícias ruins. "Neste dia, lembremos sempre a comunidade da nossa missão. Se a comunidade vai se alegrando, é ali que Jesus se revela, é ali que Jesus nos consola com sua palavra, é ali que Jesus nos dá o pão da vida eterna. Levem a paz no coração, hoje, quando vocês voltarem para vossas famílias, vossas casas, vosso trabalho, onde estiverem, vamos levar a paz do Coração de Jesus. Quero, nesse dia, não só consagrar o nosso Estado, mas todo o nosso país ao Coração de Jesus, que Ele toque nossos governantes, nossos representantes do povo, nossas lideranças, nossa Igreja. Que todos nós sejamos tocados por Ele!", pediu Dom Jacinto.

O Bispo agradeceu às comunidades e a todos os envolvidos na semana de preparação à festa e a todos que participaram, de modo especial, o Apostolado da Oração. Dom Jacinto manifestou sua gratidão também por toda a dedicação de padre Antonio Vander, desde a construção, inauguração e agora, por esta grande celebração de um ano.

Ao final da missa, padre Vander fez inúmeros agradecimentos a todos os colaboradores e benfeitores de todas as obras inauguradas e por todos os serviços prestados através de movimentos e pastorais. Dentre as novidades, o Reitor anunciou a doação de duas cadeiras de rodas para auxiliar os fiéis que chegam ao Santuário; o início da construção do auditório, aos fundos do terreno, com capacidade para 400 pessoas; a ampliação da loja de artigos religiosos e a campanha para conclusão de todo o calçamento dentro do complexo religioso.

Algumas atividades que serão acolhidas pelo Santuário nos próximos meses ganharam destaque: no dia 01 de julho, o Congresso Diocesano do Apostolado da Oração, com presença do assessor nacional; no último domingo de julho, a 1ª Romaria dos Motociclistas e, de 17 a 19 de setembro, o Encontro Estadual de Reitores de Santuários.