Urgências da Evangelização e Plano de Pastoral são pauta em reunião do CDP

29 de Julho de 2017 07h45

Na quinta-feira, 27, os membros do Conselho de Pastoral da Diocese de Criciúma tiveram sua terceira reunião do ano. A atividade foi acolhida pela Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, e teve por primeiro assunto a avaliação sobre o Seminário Diocesano de Catequese, conduzido pelo Padre Luiz Alves de Lima, nos dias 24 e 25 de junho, que também ministrou o Curso do Clero na mesma semana. Os membros do Conselho que participaram do momento de estudo avaliaram de forma bastante positiva os conhecimentos transmitidos pelo assessor, confirmando a necessidade de dar continuidade ao processo de estudo acerca do tema Iniciação à Vida Cristã. Tanto o Bispo, Dom Jacinto Flach, quanto o Coordenador de Pastoral, padre Joel Sávio, relataram a satisfação, por parte do assessor, quanto à presença, participação e interesse, tanto por parte dos padres, quanto dos leigos e religiosas integrantes do curso.

Na pauta principal, a convite da Coordenação de Pastoral, o padre Jonas Emerim Velho, vigário na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, ministrou uma breve e objetiva reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019), especificamente sobre os capítulos III e IV, que tratam sobre as Urgências na Evangelização. A explanação teve por objetivo iluminar propostas de ações a serem incluídas na nova redação do Plano Diocesano de Pastoral, que regerá as comunidades da Diocese de 2018 a 2022. "As cinco urgências da evangelização que a CNBB nos propõe até 2019, são interligadas, não são coisas estanques, mas uma está ligada à outra. É como se uma fosse consequência da outra. Se a igreja precisa partir em missão, ser uma Igreja em saída, qual é a sua missão? Anunciar Jesus Cristo, levar as pessoas a um encontro com ele, isso se dá por meio da Iniciação à Vida Cristã, que por sua vez, tem em seu centro, a Palavra de Deus, a Bíblia. O anúncio da Palavra, o anúncio da fé, vai suscitar a comunidade. A Igreja é chamada a ser essa comunidade, rede de comunidades. O papel dessa comunidade, no mundo, é estar a serviço da vida plena. Uma urgência é consequência da outra e nós temos que entendê-las assim: uma leva à outra", esclareceu padre Jonas.

Após a reflexão, os participantes foram organizados em cinco grupos, por afinidade de temas, de acordo com sua pastoral ou movimento, respondendo seus anseios para a caminhada pastoral da Diocese nos próximos cinco anos, com relação às urgências e que projetos e ações podem ser realizados para alcançar suas propostas.

Durante a reunião do Conselho, também foi aprovada a realização da 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral em duas etapas: a primeira, no dia 30 de setembro, a partir das 08h30min, no Auditório da Paróquia São Donato, em Içara, e a segunda, conforme já estabelecido desde o ano passado, nos dias 20 e 21 de outubro, na Fundação Shalom, em Linha Batista, Criciúma.

Veja mais fotos.