Setor Vida e Família conclui primeira turma do Núcleo de Espiritualidade

14 de Dezembro de 2017 11h07

A Diocese de Criciúma, no ano de 2017, abriu uma grande possibilidade de capacitação de lideranças, através da implantação do Núcleo de Formação e Espiritualidade, com o objetivo de preparar "casais samaritanos" e casais responsáveis pela preparação para o Matrimônio, nos moldes do acolhimento personalizado, além dos que atuam em outras ações com famílias.

Na primeira fase, foram contemplados temas introdutórios, como o panorama sobre as famílias contemporâneas, com suas sombras e luzes, o posicionamento da Igreja sobre a Teologia do Matrimônio e o aconselhamento familiar, com 190 pessoas inscritas. Em seguida, foi realizada uma formação específica, para 160 lideranças das equipes responsáveis pelos encontros de noivos, com o assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, André Parreira. Partindo desta base, iniciou-se o estudo dirigido proposto pelo INAPAF (Instituto Nacional da Família e Pastoral Familiar). Foram 24 módulos trabalhados em 12 encontros.

Na noite do dia 04 de dezembro, foi realizada a missa em ação de graças, na Catedral São José, reunindo os dois núcleos de Criciúma e de Sombrio. Nessa etapa, foram inscritos 85 casais e 10 pessoas, totalizando 180 pessoas. "O próximo passo será o relatório de avaliação e o recebimento dos certificados oferecidos pela CNBB. Estas lideranças estão à disposição de seus párocos para iniciar o trabalho de visita aos casais em crise, além de outras ações. A implantação das novas modalidades de ação pastoral serão acompanhadas pela Coordenação Diocesana de Pastoral e pelo Setor Vida e Família", garante a coordenadora, Maria de Lourdes Zanatta.

Colaboração: Maria de Lourdes Mazzuchello Zanatta - Coordenação Diocesana do Setor Vida e Família e da Pastoral Familiar