Seminaristas diocesanos se encontram em Balneário Arroio do Silva

19 de Dezembro de 2017 20h21

Nesta última segunda-feira, 18 de dezembro, os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Criciúma, juntos aos reitores e formadores, aos demais padres que fizeram-se presentes e ao bispo diocesano, Dom Jacinto Flach, encontraram-se na comunidade Santa Catarina de Alexandria, em Balneário Arroio do Silva, para a confraternização de encerramento do ano de 2017.

Nesta data em especial, na celebração eucarística, rendeu-se graças a Deus pelos oito anos de ministério do padre Antonio Marcos Machado Madeira, reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina. Em sua reflexão aos seminaristas, o sacerdote frisou o trecho do cântico espiritual de São João da Cruz: "Por isso é preciso cavar fundo em Cristo, que se assemelha a uma mina riquíssima, contendo em si os maiores tesouros; nela por mais que alguém cave em profundidade, nunca encontra fim ou termo. Ao contrário, em toda cavidade aqui e ali novos veios de novas riquezas".

A formação sacerdotal é um processo dinâmico, transformador, de discipulado, de configuração a pessoa de Jesus Cristo o Bom Pastor; deste modo, é preciso que o seminarista cave intensamente a mina riquíssima que é a pessoa de nosso Salvador, encontrando cada vez mais os novos veios que solidificam e certificam o sujeito em sua vocação específica.

Também, na Santa Missa, rendeu-se graças a Deus pelos ministérios dos padres José Aires e Oscar que dedicaram-se intensamente nestes últimos anos em que estiveram à frente dos seminários de Nossa Senhora de Caravaggio e do Bom Pastor, respectivamente. Suplicou-se aos Céus as benesses para as novas missões assumidas a partir do ano que vem, como já divulgado anteriormente. Os seminaristas agradecem a dedicação nestes anos em que os ditos sacerdotes doaram a sua vida a serviço da formação inicial ao ministério ordenado.

Agradecemos também a todo o povo de Deus que fez-se presente e propiciou que este encontro se tornasse uma realidade.

"O padre não é para si. Não dá a si a absolvição. Não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós"  (São João Maria Vianney).

Colaboração: André Cardozo Dalló, Coordenador dos Seminaristas de Filosofia da Diocese de Criciúma.