Santuário de Içara reúne fiéis na ordenação diaconal de mais três seminaristas

09 de Dezembro de 2019 09h00

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, foi tomado por milhares de fiéis de diversas paróquias da Diocese de Criciúma, na tarde deste domingo, 08, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Na missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, às 15 horas, os até então seminaristas Élisson Custódio Borges, Fábio Fernandes Roque e Mateus Réus dos Reis receberam o ministério diaconal. O pedido de apresentação e o testemunho dos candidatos dignos ao diaconato foram feitos pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, padre José Aires de Souza Pereira.

Antes de dar início à sua homilia, Dom Jacinto saudou a todos, destacando a presença do padre Silvestre Junkes, já emérito e que por muitos anos foi pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara, paróquia de origem dos seminaristas Élisson e Mateus. Dom Jacinto falou da alegria em ordenar três diáconos que, dentro de poucos meses, serão ordenados padres e, portanto, se tornarão membros do presbitério diocesano. "O diaconato de vocês é transitório, mas até serem ordenados, vocês farão a experiência do serviço. Na visitação do Anjo a Nossa Senhora, nós ouvimos que ele a saúda: 'Não tenhas medo, Maria, encontraste graça diante de Deus!' Assim também, vocês, queridos diáconos, não precisam temer, quando disserem a Deus, seja onde e quando for, se for para ir com fé, nunca precisam temer", disse o Bispo.

Dom Jacinto ressaltou o papel de Maria, cuja missão foi escolhida para toda a eternidade e os diáconos, escolhidos para servir, neste tempo e lugar, a Igreja; e que padres, Bispo ou Papa sempre serão diáconos, servindo pela graça que receberam desde o início, quando foram acolhidos pela Igreja. "Vocês hoje são chamados, neste dia bonito de Nossa Senhora, a terem ela como padroeira muito especial na vida de vocês, para que ela sempre ensine, ajude, oriente e conforte vocês para seguirem bem o seu Filho, Jesus, nos irmãos e irmãs, aonde forem chamados, onde forem colocados, lá vocês devem florescer e crescer, onde Deus os quer. Maria gera o lar de Nazaré, lá da Galileia, onde ela viveu, floresceu e serviu a Deus. Aonde vocês forem enviados pela Igreja, lá vocês devem servir, sempre com amor e generosidade a santa Igreja de Deus, o povo de Deus", frisou o epíscopo.

O Bispo agradeceu às famílias dos jovens pelo apoio, oração e testemunho cristão e pediu a comunidade que continue rezando pelas vocações. Dom Jacinto também manifestou sua gratidão aos padres presentes e todos as pessoas que acompanharam os candidatos em sua caminhada. "Que Deus abençoe vocês, queridos filhos, que sejam muito felizes nesses meses de diaconato!", finalizou Dom Jacinto.

Após a homilia, os eleitos fizeram o propósito de se consagrar ao serviço da Igreja, imitando o exemplo de Jesus Cristo, obedientes ao Bispo e seus sucessores. Seguindo o rito, os vocacionados se prostraram diante do altar, durante o canto da Ladainha de Todos os Santos. Logo após, os eleitos foram ordenados pela imposição das mãos de Dom Jacinto. Em seguida, os ordenados receberam a estola diaconal e a dalmática, sendo revestidos por padres. Das mãos do Bispo, receberam o Livro dos Evangelhos e foram cumprimentados por ele e por todos os sacerdotes presentes.

Diáconos manifestam sua gratidão

Após a Comunhão, os neo diáconos proferiram sua mensagem de agradecimento. "'Em Cristo, Deus nos escolheu para vivermos a caridade' é o lema de nossa ordenação diaconal, tirado da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 1,4). Ao entregar nossas vidas ao serviço do Reino, São Paulo nos ajuda a mergulhar no mistério do diaconato e a fazer desta entrega um ato de amor e caridade, principalmente por aqueles que estão nas periferias existenciais. O bom Deus lançou sobre nós o seu olhar de misericórdia e de amor, olhou para as nossas misérias e nos chamou. Fomos seduzidos por Ele, nos apaixonamos por Ele. Ao longo de vários anos, dentro do processo formativo, discernimos, amadurecemos e aprendemos que a resposta deve ser dada a cada dia?, iniciaram os diáconos em seu agradecimento.

Os jovens manifestaram sua gratidão a todos aqueles que contribuíram para que chegassem a esse belo momento de suas vidas: Bispo, padres formadores, presbitério diocesano, orientadores espirituais, professores, benfeitores, seminaristas, religiosas, pais, irmãos e familiares, comunidades de origem e onde fizeram seus trabalhos pastorais, de modo especial às paróquias onde atuam neste momento: São José, Nossa Senhora da Salete e Santo Antônio de Pádua. "Com vocês, aprendemos a ser ministros dos quais a Igreja necessita. Continuem rezando por nós, e nós estaremos rezando por vocês. Somos gratos a todos que, de uma forma ou de outra, nos auxiliaram nesta caminhada. Queremos agradecer ao bom Deus e render louvores pelo dom de nossa vocação, pois nosso coração transborda de alegria em dar nosso sim. Entregamos nossas vidas nas mãos do Bom Pastor. Reconhecemos que somos limitados e frágeis, mas foi o Senhor que nos chamou e nos enviou para exercer nosso ministério na caridade", pontuaram os jovens.

Oito novos padres no ano que vem

Ao final da missa, os diáconos consagraram seu ministério à Imaculada Conceição de Nossa Senhora e Dom Jacinto apresentou à assembleia os cinco seminaristas que também serão ordenados diáconos no dia 08 de março de 2020: os jovens Carlos Mateus Possamai Della, Guilherme Bada Duzioni, Juliano Pacheco Bitencourte, Marcos Natalino Legnani e Roberto Fontana Talau. Todos eles, além de Élisson, Fábio e Mateus, também serão ordenados padres no decorrer no ano de 2020, totalizando oito novos sacerdotes para a Igreja diocesana de Criciúma.

Confira o álbum completo de fotos no Facebook do Santuário SCMJ