Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Santuário acolhe missa com profissão de votos de Irmã Agnes Marta

Data de Publicação
08
2017
05
Segunda-feira
09h33
08 de Maio de 2017 09h33

Com um sorriso radiante e olhos repletos de emoção, a jovem noviça Elisa Mara Barbacovi, 22anos, assumiu, na tarde deste sábado, 06, às 15 horas, seu chamado à vida religiosa consagrada. Natural de São Miguel do Oeste (SC), a nova religiosa do Instituto Servos Adoradores da Misericórdia deu seu sim a Deus na presença de familiares, amigos, religiosas e comunidade local na missa realizada no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. A celebração foi presidida pelo fundador da comunidade religiosa, padre José Juan da Misericórdia e concelebrada pelo vigário da Paróquia São Donato, padre Antoninho Rossi.
 
As Irmãs Adoradoras da Misericórdia, como tantas outras comunidades e congregações, assumem um "nome religioso" como sinal de sua entrega total a Deus e à Igreja. Assim, na cerimônia em que assumiu a vida consagrada, o padre José Juan comunicou o novo nome de Elisa: Irmã Agnes Marta da Misericórdia.O fundador e presidente da celebração manifestou sua alegria pela escolha da religiosa. "Cordeiro e glória a Deus, confiança em Jesus", pronunciou padre José Juan, ao explicar que "Agnes" vem de "agnus", em latim, "cordeiro" - o Cordeiro de Deus, e "Marta", recordando a figura daquela que foi amiga de Jesus e irmã de Lázaro, que creu no Senhor. "A troca do nome não é uma renúncia, mas um passo avançado na entrega total ao Senhor", frisou o fundador.
 
Em sua homilia, padre José Juan recordou também algumas palavras de Papa Francisco, em sua Carta Circular aos Consagrados e Consagradas, por ocasião do Ano da Vida Consagrada:"Na Última Ceia, Jesus dirige-se aos Apóstolos com estas palavras: 'Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi' (Jo 15, 16); estas palavras recordam a todos, não só a nós sacerdotes, que a vocação é sempre uma iniciativa de Deus. Foi Cristo que vos chamou a segui-lo na vida consagrada, e isto significa realizar constantemente um 'êxodo' de vós mesmos para centrardes a vossa existência em Cristo e no seu Evangelho, na vontade de Deus, despojando-vos dos vossos projetos, a fim de poderdes afirmar com São Paulo: 'Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim' (Gl 2, 20)".
 
Durante a cerimônia onde a religiosa fez a profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência e, além destes três conselhos evangélicos, o quarto voto de escravidão a Nossa Senhora, o fundador convocou todos a fazerem sua experiência do amor misericordioso de Jesus. Foram abençoadas as insígnias: a corrente (como sinal da escravidão a Nossa Senhora), a cruz (expressão do carisma do Instituto Servos Adoradores da Misericórdia), o terço (sinal da pertença a Nossa Senhora) e a aliança (sinal da pertença exclusiva a Deus).
 
Na presença da assembleia, que contou com a participação expressiva dos agentes da Pastoral Vocacional, Irmã Agnes Marta recebeu os cumprimentos do fundador, das religiosas, noviças e aspirantes da comunidade, além dos pais, irmãos e padrinhos. O final da missa foi marcado pela dança litúrgica promovida pelas membros da comunidade religiosa, que lançaram uma chuva de pétalas sobre a nova consagrada.
 
Irmã Agnes Marta, que conheceu o Instituto SAM em março de 2014 e em 1ª de setembro do mesmo ano iniciou o aspirantado na Casa de Missão em Cocal do Sul, agora estará a serviço da casa mãe da comunidade que está localizada da Diocese de Caçador (SC). Em seu agradecimento, a consagrada reafirmou seu empenho em cumprir o carisma a que foi chamada. "Dou graças ao Pai que me chamou para seguir Jesus na plena missão dos conselhos evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência e Escravidão a Maria Santíssima, servindo a Igreja na pessoa de cada um dos meus irmãos, os quais sou chamada a contemplar a face de Cristo no pobre sofredor, sendo testemunha do Evangelho ao mundo, tornando a Misericórdia Divina mais conhecida e amada por todos. Louvo e agradeço a Deus por me chamar a este carisma como Serva Adoradora da Misericórdia".
 
Confira fotos da missa