Sábado Família Solidária movimenta Içara

14 de Maio de 2019 13h07

O bom êxito da primeira edição do Sábado Família Solidária , em 2018, motivou o desejo de organizar um novo ato público em prol da solidariedade e da cultura de paz, na Paróquia São Donato, em Içara.

"Após a apresentação e adesão ao projeto por parte dos agentes públicos, muitas ações foram construídas . Ao longo da semana que antecedeu o dia 11 de maio, a Secretaria Municipal de Educação mobilizou todos os alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino a participarem do projeto. Para cada quilo de alimento doado, era oferecido um ticket para concorrer a brindes no Sábado Família Solidária, oferecidos pelo comércio local através da mobilização do CDL. Mais do que alimento físico, importava educar para o bem. As crianças confeccionaram cartões em forma de coração contendo frases, mensagens e artes que foram pendurados na 'Árvore do Amor'. A responsabilidade social gera pertencimento! Este é o sentido: educar as próximas gerações para a inclusão, pertencimento e sensibilidade ao outro e as relações de fraternidade e solidariedade", destaca a coordenadora do setor Vida e Família, Maria de Lourdes Mazzuchello Zanatta.

O evento religioso e social contou com a oração do terço, montado com flores em torno da imagem de Nossa Senhora. Das 09h às 13h, apresentações, partilha de guloseimas, frutas, algodão doce, chás e costelaço gratuitos marcaram o dia de atividades na praça. Engajaram-se no Sábado Família Solidária lideranças e serviços da Paróquia: Pastoreio, Pastoral da Saúde, Pastoral Social, Movimento Familiar Cristão, Movimento de Cursilhos de Cristandade, Movimento de Irmãos e Renovação Carismática Católica, que arrecadaram alimentos na Praça e nos Supermercados Castagnette, Moniari, Abimar e Giassi. Também a Rádio Difusora, Observatório Social, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sentinelas da Tradição, Fundação Municipal da Cultura e do Esporte, Colégio Cristo Rei, Escolas Estaduais e Justiça Eleitoral. Nas tendas, Secretaria da Saúde com exames rápidos, ambulância para vacinação e saúde bucal; CRAS, AFAI e UNESC.

"Os objetivos foram alcançados com a certeza da paz pelo bem realizado e rezado na Missa em Ação de Graças", destaca Lourdinha. A ação foi organizada pelo Setor Vida e Família e pela Pastoral Familiar da Paróquia.