Rito de Dedicação marcará os 100 anos da Catedral São José

14 de Setembro de 2017 17h22

O grande dia se aproxima e os últimos detalhes são finalizados, dentro e fora da Catedral São José, no centro de Criciúma, para a Solene Missa em Ação de Graças que contará com o rito de Dedicação, no domingo, 17, às 10 horas, presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach. Nestes últimos dias que antecedem o jubileu centenário, intensificam-se os serviços de limpeza, os retoqueis finais na obra de reforma e todas as imagens novas e restauradas já se encontram no interior da igreja.

Como procederá o rito?

A celebração terá início do lado de fora da Catedral, com o Bispo, padres e fiéis reunidos à porta da igreja, que será abençoada. Dentro do templo, após a entrada do povo de Deus, será feita a bênção da água e aspersão do altar, do presbitério, da assembleia e das paredes, seguida pela bênção da cátedra (cadeira do Bispo) e pela bênção da Mesa da Palavra. Durante a missa, haverá a acolhida da Palavra, com a procissão trazendo o lecionário.

Toda a cerimônia religiosa, que coroa os 100 anos de inauguração da Catedral São José, será conduzida pelo Bispo e contará com a participação da comunidade, envolvendo leigos atuantes nos serviços de pastoral e movimentos da Paróquia, tanto na Liturgia da Palavra, quanto nas procissões com os símbolos que fazem parte do rito de Dedicação. Uma família entrará com a relíquia de São João Paulo II, trazida da Polônia pelo padre rogacionista Wladislau Milak, que será depositada no altar-mor da Catedral. Em seguida, será feita a oração de dedicação e a unção do altar e das paredes da igreja, quando o Bispo derramará o óleo do Santo Crisma no altar e ungirá as paredes da igreja, fazendo o sinal da cruz nas doze cruzes dispostas ao longo da nave.

O rito de Dedicação também compreende a incensação do altar e da igreja e a preparação do altar, quando ministros o cobrem com uma toalha e o adornam com flores e castiçais com velas. Em sinal de alegria, o altar e toda a igreja são iluminados. Logo após, o Bispo e os concelebrantes beijam o altar e a celebração eucarística prossegue em seu rito comum. Ao final da missa, se dá a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento e a bênção do Tabernáculo Eucarístico.

Paróquia promove mais um Cerco de Jericó

O jubileu centenário da Catedral São José se conclui com a semana de avivamento espiritual do 5º Cerco de Jericó, que terá início na noite de domingo, 17, quando também será inaugurada a nova iluminação externa do templo. A missa de abertura iniciará às 19h30min, presidida pelo pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, como noite dos propósitos, com a acolhida dos padroeiros e da arca com o Santíssimo Sacramento. Com o lema "Derrubando as muralhas pelo poder da oração" e o tema "Para Deus, tudo é possível" (Lc 1,37), a programação se estende até o dia 23, com a participação de padres da Diocese e de outras dioceses do Estado.