Primeiro grupo Pastoreio da Diocese completa 12 anos

25 de Novembro de 2018 23h16

Cinquenta casais da Paróquia São José se reúnem para celebrar, na noite desta segunda-feira, 26, os 12 anos de evangelização do primeiro Grupo Pastoreio fundado na Diocese de Criciúma. Ligado ao Setor Vida e Família e à Pastoral Familiar, o grupo congrega casais em novas núpcias. A missa em ação de graças será celebrada às 19h30min, na igreja São Francisco de Assis, no bairro Lote Seis, em Criciúma.

"Em 26 de novembro de 2006, na Fundação Shalom, ocorreu o primeiro encontro para casais em nova união da Paróquia São José, graças a um anseio do Bispo da época, Dom Paulo de Conto, com a participação do então pároco, Padre Valdemar Carminati e com o apoio do Movimento de Irmãos. Com o casal Paulo e Doroti, eram lançadas as primeiras sementes para que germinassem, nascendo o Grupo Pastoreio, com objetivo de acolher casais em novas núpcias, reintegrando-os à Igreja, como família", recorda Michelle Aurelio, que hoje coordena o grupo junto ao esposo, Paulo Eduardo Weber de Oliveira.

Pastoreio terá representação diocesana

Conforme o casal coordenador, 50 casais participam, ativamente, das atividades da Igreja, nos eventos religiosos e festivos da Paróquia e na liturgia das missas na Catedral São José, Asilo São Vicente de Paulo, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. "A determinação e a perseverança, nesses 12 anos, somente foi possível graças ao amparo dos padres que estiveram à frente da Paróquia e do atual Diretor Espiritual, padre Antônio Júnior, onde o apoio ao grupo foi fundamental. O grupo encontra-se mensalmente para espiritualização e apoio aos casais. A necessidade de resgatar os casais em novas núpcias para o convívio social e espiritual, junto à Igreja, levou a expansão do grupo para outras paróquias, tornando-se referência diocesana. Assim, no último dia 22 de novembro, o Grupo Pastoreio teve seus 12 anos abençoados por nosso Bispo Dom Jacinto, com a nomeação do Padre Daniel Pagani como Assessor Diocesano dos Grupos Pastoreio e, nessa mesma ocasião, foi criada a primeira coordenação diocesana, composta pelos casais Paulo e Michelle (Paróquia São José), Gerson e Denise (Paróquia Santa Bárbara) e João e Rosane (Paróquia Sagrada Família)", relata.

Atividades para 2019

Durante o encontro que reuniu Bispo, padres e membros dos grupos Pastoreio, o casal Manoel Alexandre e Lourdes Topanoti fez uma breve recordação sobre como surgiu o trabalho, uma vez que foi um dos primeiros casais a participar. Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio, durante a reunião, a equipe partilhou dificuldades, desafios e a necessidade de estabelecer uma metodologia para os encontros, comum a toda a Diocese. "Surgiu a ideia de apresentar uma sequência de temas para o ano, que possa ser trabalhada nos grupos, bem como a elaboração de diretrizes que orientem os grupos existentes e as paróquias sobre a formação dos grupos", informa padre Joel sobre o instrumento que deve ser elaborado e organizado durante o ano de 2019. Ainda conforme padre Joel, um encontro diocesano entre os grupos Pastoreio deverá ser realizado na segunda quinzena de maio de 2019.

Bispo projeta futuro com entusiasmo

Para o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, a reunião renderá muitos frutos, no futuro. "Gostei muito! Foi uma reunião histórica, onde nós conseguimos dar um pouco mais de fundamentação, não só para o grupo Pastoreio da Catedral, que já está celebrando 12 anos de caminhada, mas também dando força e orientação para outros que já estão se organizando há mais ou menos quatro anos. Vejo que esta é a Igreja que o Papa pede: sermos uma Igreja mais acolhedora e, sobretudo, valorizando mais a família, mesmo sabendo que as famílias não são perfeitas, mas são famílias que precisam da acolhida e da presença de Deus, para que possam se sentir valorizados dentro de nossas comunidades, seja no serviço, no testemunho, mesmo em meio a limitações. Fiquei muito contente e creio que dará muitos frutos. Mesmo que devagar, vamos conseguir mostrar que esta é uma pastoral que não pode ficar esquecida dentro da Igreja. Que Deus abençoe a todos, este trabalho e esta caminhada!", frisa o epíscopo.

Paróquias da Diocese de Criciúma com atuação do Grupo Pastoreio:
Paróquia São José - Criciúma
Paróquia São Paulo Apóstolo - Criciúma