Pentecostes: novena prepara famílias para a grande celebração em comunidade

24 de Maio de 2019 12h19

De 31 de maio a 08 de junho, todas as famílias e comunidades eclesiais da Diocese de Criciúma são convidadas a preparar o coração, refletir e celebrar a solenidade que marca o início da Igreja Católica no mundo, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos reunidos com a Virgem Maria, cinquenta dias depois da Páscoa e sete dias após a Ascensão de Jesus.

"A novena de Pentecostes tem sido elaborada já há vários anos pela Diocese de Criciúma. Neste ano, ela volta a ser motivada pela Coordenação Diocesana de Pastoral e pelas paróquias. Acontecerá de 31 de maio até 8 de junho, tendo em vista o domingo de Pentecostes, dia 9 de junho. Ela foi feita para levar cada família a rezar ao Espírito Santo, refletindo cada dom do Espírito Santo e entendendo seu papel na vida cristã. Pentecostes é a grande festa do início da missão da Igreja, que não caminha sozinha, mas é assistida pela presença do Espírito. Por isso, motivamos também cada comunidade a celebrar com alegria esta Solenidade. A novena é feita em família, mas a celebração final deve ser em comunidade", ressalta o pároco da Paróquia São João Paulo II, de Sombrio, padre Jonas Emerim Velho, que colaborou na escrita do material.

Os 34.900 folders com a "Novena de Pentecostes com Maria", que antecede o grande dia de celebração em comunidade, já chegaram às paróquias da Diocese. O material impresso conta com uma oração inicial e uma oração final comuns para todos os dias. O que muda são os temas: cada um dos sete dons do Espírito Santo é lembrado por meio da leitura da Palavra de Deus e uma reflexão sobre o texto bíblico, a cada dia. A Diocese orienta que a novena deve ser rezada em família e o domingo de Pentecostes celebrado em comunidade, não havendo nenhuma outra atividade em âmbito paroquial, comarcal ou diocesano nesse dia.