Pastoral do Dízimo reúne missionários da Paróquia São Donato para formação

30 de Agosto de 2017 11h32

No dia 23 de agosto, a coordenação diocesana da Pastoral do Dízimo realizou um encontro de formação e motivação para todos os missionários do dízimo da Paróquia São Donato, em Içara. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador diocesano, José Álvaro Valim, auxiliado por Luan Alves, que através de palestras e dinâmicas criativas possibilitaram a reanimação da Pastoral do Dízimo.

De acordo com Valim, a animação dos missionários sobre o dízimo é fundamental, pois ela enfatiza, desperta, anima e leva os fiéis a descobrirem o dízimo como algo bom, importante e necessário. "A Pastoral do Dízimo tem uma enorme importância educativa no caminho missionário e evangelizador de nossa Igreja. Essa importância se deve ao fato de que o dízimo possibilita a experiência e o exercício da solidariedade. É um trabalho educativo ajudar as pessoas a aprenderem ser solidárias com a experiência de serem dizimistas", destacou Valim.

"A motivação da Pastoral do Dízimo possibilita o melhor desenvolvimento dos trabalhos nas paróquias e nas comunidades. Queremos que esta motivação seja para todos uma expressão de fé, que vivemos a partir do nosso encontro com Jesus e que possa ajudar a manter as quatro dimensões do dízimo em nossa Igreja: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. O dízimo precisa ser compreendido como sentimento de gratidão, de reconhecimento a Deus por tudo que Ele nos dá. Um sentimento profundo de pertença à sua família e à nossa comunidade de fé. Um comprometimento com a missão de evangelização que o Senhor deixou à sua Igreja", concluiu Luan Alves.

Muitas paróquias na Diocese de Criciúma solicitam encontros de formação teológica e bíblica, bem como encontros de animação e conscientização. Na força do Espírito Santo, a coordenação diocesana da Pastoral do Sízimo estás empenhada em atender com o objetivo de animar nossos missionários, celebrando, aprofundando e aprendendo sempre mais que o dízimo compreende um projeto de amor. Somente uma profunda e demorada conscientização sobre o dízimo e partilha na comunidade possibilita levar a Pastoral do Dízimo a atingir plenamente sua finalidade: fazer da paróquia comunidade de irmãos, família de Deus a caminho. Senhor Deus, compreendemos que pertencer à Pastoral do Dízimo, como equipe missionária, significa estarmos atentos aos dons que de Vós recebemos e, colocar esses dons a serviço da comunidade, serviço alegre e gratuito aos irmãos e irmãs. Nós Vos agradecemos e pedimos Vossa benção para realizá-lo com amor!

Texto: Rose Mery Dajori Bez Birolo - Secretária da Pastoral Diocesana do Dízimo