Pastoral da Saúde e UNESC reiniciam projeto Fitoterapia Racional

08 de Fevereiro de 2018 14h53

O projeto de extensão Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos, Etnobotânicos e Terapêuticos, parceria entre a Pastoral da Saúde, Diocese de Criciúma e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) reinicia suas atividades em fevereiro de 2018 com a revisão e sistematização das informações compartilhadas durante os encontros no ano de 2017.

Os encontros denominados "Troca de Saberes sobre Plantas Medicinais" acontecem nas primeiras terças-feiras de cada mês, nas dependências da UNESC, onde as Agentes da Pastoral da Saúde de diversos municípios da região juntamente com professores e acadêmicos dos Cursos de Farmácia e de Ciências Biológicas da UNESC, trocam conhecimentos populares, tradicionais e científicos sobre Plantas Medicinais.

No ano de 2017 dez plantas foram estudadas e as informações compartilhadas, estão em fase de revisão, durante este mês de fevereiro, para a formatação da Apostila que anualmente é confeccionada e entregue impressa para cada Comarca participante. A apostila é replicada pela Pastoral da Saúde e serve de apoio para repasse das informações às demais agentes de saúde que não participam diretamente dos encontros mensais. O primeiro encontro do ano de 2018 será dia 06 de março, quando será realizada a entrega oficial da Apostila.

Segundo a Coordenadora do Projeto, Professora Angela Erna Rossato, "o projeto contribui com informações seguras sobre o uso de plantas medicinais advindas da prática popular cotidiana das agentes e das informações científicas dos profissionais da UNESC, possibilitando a tomada de decisão na prática do autocuidado. Aos acadêmicos envolvidos possibilita a integração dos diferentes saberes e a importância das plantas medicinais na atenção primária à saúde".

Segundo a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde, Maria Rosa F. Mendes, essa troca de saberes entre o conhecimento tradicional e o científico, fortalece a caminhada de diversos grupos, na dimensão das plantas medicinais, possibilitando as agentes, conhecimento atualizado, diferenciado e segurança na indicação. Também, na dimensão espiritual, fortalece a esperança e a fé das pessoas que procuram a Pastoral e se sentem acolhidas e aliviadas em suas necessidades. Assim a Pastoral da Saúde segue evangelizando, comprometida em Promover, Preservar, Defender, Cuidar e Celebrar a Vida, segundo os ensinamentos de Jesus!

Colaboração: UNESC