Pastoral da Pessoa Idosa participa de Encontro Sulão

16 de Abril de 2018 14h12

De 12 a 15 de abril, a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Criciúma, através de sua coordenadora diocesana, Olinda Soeth Marcos, esteve presente no Encontro Sulão que reuniu coordenadores diocesanos da PPI em Caxias do Sul (RS).

"Nestes dias recebemos treinamento para capacitar novos líderes e coordenadores paroquiais. Líderes são pessoas que, após receber a capacitação, farão a visita domiciliar aos idosos e também o cadastro dos idosos visitados. As visitas acontecem uma vez ao mês. Durante a visita, são coletados alguns dados sobre as condições em que vive a pessoa idosa. Esses dados coletados vão para pesquisa de Indicadores de fragilidades, que são colhidos e enviados para a sede nacional da PPI em Curitiba (PR) e, bimestralmente, são encaminhados ao Ministério da Saúde. É para o desenvolvimento desse trabalho que há necessidade de treinar os líderes. Já o coordenador paroquial  é o responsável por encontrar essas pessoas e coordenar o grupo, ampliar os trabalhos nas comunidades pertencentes à paróquia", explica Olinda.

A Pastoral da Pessoa Idosa é uma Pastoral Social e Familiar, integrante, na Diocese de Criciúma, do Setor Vida e Família, dentro dos Casos Especiais.

O encontro contou também com a presença da coordenação nacional e estaduais da PPI de SC e RS, além de coordenadores diocesanos de diversas dioceses dos dois estados. "Santa Catarina se fez presente com oito dioceses, sendo que foram empossados novos coordenadores em Criciúma, Blumenau e Rio do Sul", acrescenta Olinda.