Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Pastoral da Juventude realiza sua 12ª Assembleia Diocesana

Data de Publicação
28
2017
11
Terça-feira
13h02
28 de Novembro de 2017 13h02

Com o lema "Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer Igreja" e inspirada na Parábola do Semeador (Mt 13, 3) a Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma realizou, entre os dias 25 e 26 de novembro, sua 12ª Assembleia Diocesana (ADPJ). Reunindo representantes das coordenações paroquiais e grupos de base, a Assembleia foi momento avaliativo-celebrativo que buscou fortalecer, planejar e rearticular as ações para o próximo triênio pastoral e celebrar a vida da juventude.
 
Com lugar na comunidade do Ouro Negro, Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Forquilhinha, a ADPJ iniciou com a acolhida dos jovens da comunidade e do Pároco Frei Ivo Muller, que manifestou a satisfação da paróquia em sediar a atividade.
 
Um olhar sobre a realidade
 
Abrindo as reflexões, o jovem Rodrigo Szymanski, do Instituto Catarinense de Juventude, conduziu uma análise de conjuntura quanto à realidade da juventude, com olhar histórico-cultural, trazendo um panorama do rosto da juventude, com suas dificuldades, atividades e desafios.
 
Na sequência, o jovem Jonathan Búrigo, da coordenação diocesana, apresentou prioridades assumidas pela Pastoral da Juventude em âmbito nacional, após a última Ampliada Nacional que aconteceu em janeiro último, no Crato/CE, com destaque para o tema transversal dos eixos de trabalho: formação bíblico-teológica para redescobrir o ser humano a partir da sua integridade, com um olhar especial para o feminino.
 
Concluindo as apresentações, o jovem Richard Magnus trouxe os elementos que os grupos e coordenações apresentaram no Instrumental Preparatório da ADPJ, que avaliou a caminhada entre os anos de 2014 a 2017 e apresentou propostas de ação para o trabalho da Pastoral nos próximos anos.
 
Horizonte que buscamos
 
Após as reflexões, trabalho de grupo e sistematização das propostas, os delegados votaram e aprovaram o Plano Trienal 2018-2020 da PJ, com 7 ações principais que nortearam os trabalhos: formação, articulação, missionariedade e espiritualidade, comunicação, defesa da vida e assessoria e acompanhamento, bem com as respectivas estratégias e responsabilidades.
 
Além das ações, a ADPJ manteve a realização das atividades permanentes da PJ: Semana da Cidadania, Semana do Estudante e o Grito dos Excluídos, além de refletir e reassumir a presença nos espaços de articulação diocesanos: Cáritas, Fórum das Pastorais Sociais, Setor Juventude e COMIDI.
 
Rearticulação da Coordenação Diocesana
 
Conforme preceitua o Plano Diocesano de Pastoral, a 12ª ADPJ também teve como objetivo rearticular a nova coordenação diocesana para o período 2018-2020. Até então coordenada pelos jovens Jonathan Búrigo e Richard Magnus, ouviu-se o clamor das bases e buscou-se compor uma nova equipe ampliada, que pudesse dividir funções e atividades.
 
Assim, após consulta aos indicados, a Assembleia elegeu os jovens Mariana Dal Molin Plotegher, Fábio Mateus Machado, Daiane dos Possamai e Franciane Rech da Silva para o serviço da coordenação diocesana da PJ para os próximos três anos.

Colaboração: Richard Quadros Magnus