Pastoral da Criança reúne agentes em encontrão no Santuário SCMJ

27 de Agosto de 2018 13h37

Uma data especial. O dia 25 de agosto, aniversário da Dra. Zilda Arns Neumann, foi dia de Encontro Diocesano da Pastoral da Criança. A data também celebrou o dia estadual do Voluntário da Pastoral da Criança. Mais de 500 agentes estiveram reunidos no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, onde tiveram um dia de oração e espiritualidade.

O encontro teve início às 9 horas com a acolhida e animação, seguida de um momento de espiritualidade e recordação da história da Pastoral da Criança, que completa 33 anos de atuação na Diocese de Criciúma. Participaram do encontro líderes, ex-líderes ou pessoas desejosas ao voluntariado.

Às 11 horas, o grupo contou com a palestra do reitor do Santuário, padre Antônio Vander e, à tarde, houve celebração da Via Sacra e Adoração ao Santíssimo Sacramento. O encontro culminou com a missa, presidida pelo assessor diocesano, padre Valmor Boeger e concelebrada também pelo padre Agenor Pedroso. A celebração contou com a presença de diáconos.

Segundo a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Lilian Arns, o encontro é o momento de cada liderança comparecer na missão de levar mais vida para as crianças. "Como dizia Dra. Zilda, o voluntário não só dá, ele recebe muito mais", relembra Lilian a famosa frase da médica.

História da Pastoral da Criança na Diocese de Criciúma

A Diocese de Criciúma foi criada em agosto de 1998. Porém, a história da Pastoral da Criança nas paróquias que compõe a Diocese começou bem antes, por volta de 1984. Em dezembro daquele ano, Dra. Zilda Arns Neumann veio a Forquilhinha, sua terra natal, para iniciar em Santa Catarina um projeto novo que já havia sido iniciado em Florestópolis, no Paraná, desde 1983. Em Forquilhinha, junto a sua irmã religiosa Hilda Arns, conversou com o pároco Frei Bruno Fuchs e com o bispo Dom Osorio Bebber sobre iniciar a experiência. Com a bênção deles, fizeram o primeiro curso de líderes do Projeto Pastoral da Criança - Igreja UNICEF. Nesse curso, participaram, em Forquilhinha, cerca de 40 mulheres. Essas mulheres se comprometeram a ajudar a implantar a pastoral nas comunidades. E assim, em abril de 1985, na comunidade de Vila Saturno, em Forquilhinha, iniciaram as atividades com as visitas domiciliares, a pesagem e as reuniões. Aos poucos, a Pastoral foi se alastrando para outras paróquias. Irmã Hilda era a Coordenadora Diocesana e Lilian Arns a vice, e com o auxílio das coordenadoras das comarcas o trabalho ia se alastrando. Irmã Helena Arns, de Brasília, conseguiu da Alemanha a doação de um fusca para carregar os materiais e Irmã Hilda ia para todos os cantos da Diocese e também outras que solicitavam.

Em 1998, a Diocese de Criciúma foi criada, desmembrada da Diocese de Tubarão. Nesse ano, também foi criada a AAPAC - Associação de Amigos da Pastoral da Criança da Diocese de Criciúma, para representar juridicamente essa pastoral. Irmã Hilda, por morar em Forquilhinha e, a pedido do bispo Dom Paulo de Conto, continuou como coordenadora na nova Diocese até 2004, quando sua vice, Lilian Arns, foi eleita coordenadora. Em 2004, foi inaugurada a Casa Mãe Helena, sede da Pastoral da Criança da Diocese, e construída no terreno doado por Dra. Zilda Arns e sua Irma Zélia para a construção dessa obra em Forquilhinha. A AAPAC foi responsável pela captação de recursos para a obra, com o auxílio dos governos federal, estadual e municipal além de doações de particulares. Atualmente, Lilian Arns é a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança.

Colaboração: Carla Giassi
Fotos: Pascom Santuário SCMJ