Pastoral Catequética planeja atividades para 2018

05 de Outubro de 2017 09h59

Na manhã de quarta, 04 de outubro, a Coordenação Diocesana de Pastoral e a equipe de Coordenação Diocesana da Pastoral Catequética estiveram reunidas na residência do Bispo Diocesano para uma reunião de avaliação e planejamento.

Na pauta da atividade, os participantes fizeram uma avaliação positiva sobre as atividades realizadas no ano de 2017, especialmente, sobre o Seminário Diocesano de Catequese, realizado no mês de junho. O grupo traçou seu plano de ação com proposta para realização de um segundo seminário, entre os dias 26 e 28 de junho de 2018, para o clero, e de 30 de junho a 01 de julho, para lideranças leigas, com o tema "Catequese e Liturgia: um casamento necessário".

A Pastoral Catequética Diocesana tem como objetivo, para os próximos anos, que todas as lideranças e comunidades entendam e vivenciem a Iniciação à Vida Cristã. Para que isso aconteça, algumas propostas foram elencadas pelo grupo, como o Plano Orgânico de Formação Paroquial, organizado pela Diocese, com assessores preparados; atividades diocesanas de formação com padres e lideranças; novos processos de preparação para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio, além de uma reflexão mais aprofundada quanto à idade para início da Catequese, método da Leitura Orante e a pedagogia catequética. A equipe também apontou os Grupos de Famílias como espaços propícios para a reflexão sobre a IVC.

A próxima reunião da equipe, no mês de novembro, dará os encaminhamentos necessários conforme as aprovações da Assembleia Diocesana de Pastoral.