Pastoral Catequética mantém foco na Iniciação Cristã em 2018

09 de Novembro de 2017 09h11

Na manhã de quarta-feira, 08 de novembro, a equipe de Coordenação Diocesana da Pastoral Catequética da Diocese de Criciúma esteve reunida para tratar das atividades que serão realizadas próximo ano.

A reunião foi realizada na residência do Bispo Diocesano, com a presença de Dom Jacinto Flach, do coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, e do assessor eclesiástico, padre Vilmar Moretti. A equipe fez uma avaliação da caminhada pastoral de 2017 e recordou os compromissos assumidos. "Dom Jacinto iniciou a reunião fazendo um repasse da última reunião regional de catequese, falando sobre as futuras atividades e as dificuldades encontradas para a escolha da nova coordenação regional. Lembrou que as dioceses estão empenhadas na implantação da catequese com inspiração catecumenal e que, com o tempo, as coisas vão tomando forma", relata padre Joel Sávio que, em seguida, apresentou a proposta de Projeto de Ação Pastoral que será votada na última etapa da Assembleia Diocesana, marcada para o próximo dia 23.

A equipe de trabalho frisou a necessidade de trabalhar melhor a acolhida e utilização dos novos itinerários de catequese, nas comunidades, além da necessidade de promover mais encontros com os pais durante o período catequético e não apenas no primeiro mês. "Nós imaginávamos, quando elaboramos o itinerário, que os catequistas iriam promover outros encontros durante o ano. Porém, se não estiverem impressos, dentro do itinerário, esses encontros não acontecem", observou a catequista Rosane, da Paróquia São João Batista, de Nova Veneza.

Conforme padre Joel Sávio, o grupo ainda levantou a necessidade da reedição dos atuais itinerários, que apresentam alguns erros que comprometem a sequência da catequese. "Para o ano de 2018, esses materiais deverão ser avaliados e atualizados", acrescentou o coordenador de pastoral.

A equipe de coordenação também já começou organizar o Seminário Diocesano de Catequese e Liturgia, que acontecerá em junho de 2018, em dois momentos: com os padres (26 a 28 de junho, na Fundação Shalom) e com as religiosas e leigos (30 de junho e 01 de julho, em Nova Veneza). O assessor proposto para a atividade é o padre Vanildo Paiva, de Pouso Alegre (MG). Com vasta experiência em liturgia e catequese, Paiva já assessorou encontros do Regional Sul 4 da CNBB e constantemente participa das atividades promovidas pela CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 05 de dezembro, com início às 08h30min, na residência episcopal. Nessa reunião, será elaborado o instrumento de avaliação que será aplicado nas paróquias, animado pelas coordenações paroquiais de catequese, sobre os itinerários de catequese, no início de 2018.