Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Pastorais Sociais mobilizam Grito dos Excluídos

Data de Publicação
03
2017
08
Quinta-feira
16h27
03 de Agosto de 2017 16h27

"Por Direitos e Democracia, a luta é todo dia": este é o lema do 23º Grito dos Excluídos, que tem como tema "Vida em primeiro lugar!". No sábado, 12 de agosto, o Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Criciúma se reúne das 08h30min às 12h, no Salão Anchieta, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, para a Formação Diocesana sobre o Grito dos Excluídos. Os membros das pastorais sociais integrantes do Fórum, Grupos de Famílias, CEBs e demais representantes das paróquias terão uma manhã de estudo sobre o que é o Grito dos Excluídos, seus objetivos, sua organização. A formação será conduzida pelos leigos Rodrigo Szymanski e Odelondes de Souza, que apresentarão também uma análise de conjuntura para o Grito.
 
"Pretendemos fazer com que o Grito dos Excluídos volte a ser, dentro de nossa Diocese, um espaço para vivenciarmos o Evangelho, denunciando injustiças, estando ao lado dos mais pobres, excluídos, marginalizados, lutando pelos direitos que hoje estão sendo retirados da população", salienta o coordenador do Fórum, Jonathan Velho Búrigo. 
 
Conforme Búrigo, a intenção é propor aos grupos, paróquias e comunidades que se promovam rodas de conversa, a fim de debater o tema e organizar iniciativas concretas, sejam elas de forma isolada ou com a união de mais integrantes/comunidades. O coordenador lembra que o ato é tradicionalmente celebrado no dia 07 de setembro, e que o momento de civismo é ocasião propícia à reflexão e ao grito pela luta por direitos e democracia.