Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe celebra aniversário com abertura de nova comunidade

26 de Julho de 2019 12h48

Quarta-feira, 24 de julho, foi um dia especial para a comunidade paroquial da região da Boa Vista, em Criciúma. Há exatos três anos, era criada e instalada a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com sede no bairro Boa Vista, sendo desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do bairro Pinheirinho.

O desejo antigo dos moradores daquela região foi concretizado numa celebração que contou com a presença do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que na ocasião apresentou o primeiro administrador paroquial, padre Gabriel Dalmolin, e acolheu as cinco comunidades que fariam parte da nova paróquia: Santa Augusta (Santa Augusta), Santa Terezinha do Menino Jesus (Tereza Cristina), Nossa Senhora do Bom Parto (Paraíso), Sagrado Coração de Jesus (Pinheirinho) e Nossa Senhora Aparecida (Boa Vista).

Três anos depois, o Bispo retornou à comunidade, agora para celebrar o seu terceiro aniversário. Na missa em ação de graças, realizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, o epíscopo enfatizou a importância de criar novas paróquias na Diocese. "Quando cheguei à Diocese, recebi a informação de que havia mais de 20 anos não eram criadas novas paróquias. As cidades cresceram, a população aumentou e era preciso diminuir as distâncias, aproximando o atendimento paroquial das pessoas, deixando os padres mais próximos dos seus paroquianos. Esta paróquia foi a terceira que criei, depois de minha chegada", enfatizou Dom Jacinto durante a homilia.

O melhor presente: uma nova comunidade

Ao final da celebração, foi anunciada a criação de uma nova comunidade eclesial, localizada no bairro Floresta II, uma região de forte crescimento populacional. Na terça-feira, 23, foi celebrada uma missa no bairro e apresentado o seu padroeiro, São Padre Pio de Pietrelcina, que foi acolhido com alegria por todos os presentes. "É um santo do nosso tempo, contemporâneo nosso, que marcou a vida de muita gente. Algumas pessoas recomendaram dedicar essa comunidade a este santo. E como todos concordaram, acolhemos com alegria", disse o pároco, padre Joel Sávio.

Segundo o padre, a comunidade será constituída aos poucos. "De uma família benfeitora, recebemos a doação de três lotes, onde será construída a igreja e o centro de pastoral. Mas antes de começarmos a levantar paredes, precisamos organizar o povo como comunidade eclesial. Vamos trabalhar em forma de núcleo, com a organização de uma primeira comissão administrativa. Já iniciamos, no bairro, um primeiro grupo da Legião de Maria e queremos ampliar o número de Grupos Bíblicos em Família e, em outubro, durante o Mês Missionário Extraordinário, realizar uma campanha de visitação nas casas, envolvendo as lideranças da Paróquia. Quanto mais gente envolvida nesse processo, mais fácil atingiremos nosso propósito", enfatiza.

A Comunidade São Padre Pio de Pietrelcina será a primeira dedicada a este santo italiano na Diocese de Criciúma. Padre Pio nasceu em Pietrelcina, no dia 24 de maio de 1887. Como frade capuchinho, conheceu os horrores das grandes guerras que destruíram a Europa no Século XX. Sua vida foi marcada pela caridade e pelos sacrifícios, inclusive na própria carne, com a presença dos estigmas. Fundou sua principal obra em San Giovanni Rotondo, onde se encontra a Basílica a ele dedicada e também onde se encontra seu corpo incorrupto. Foi canonizado em 16 de junho de 2002, por São João Paulo II.

(item cadastrado)
peg (199.80 KB)