Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Paróquia inaugura Centro de Pastoral e rende homenagens a Santa Bárbara

Data de Publicação
29
2018
11
Quinta-feira
13h05
29 de Novembro de 2018 13h05

A Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, já prepara o coração dos paroquianos e devotos para mais uma edição da festa da Padroeira. A novena em honra à mártir invocada contra os perigos dos raios e explosivos teve início no último sábado, 24, e culmina no próximo domingo, 02, com a missa que marcará a bênção e reinauguração do Centro de Pastoral Paroquial.

O ponto alto da festa ocorre nos dias 03 e 04 de dezembro, dia da Santa que também é a Padroeira do Município de Criciúma, com a devoção vinculada especialmente aos mineiros. "Mesmo que não a mineração não esteja mais tão presente como em anos passados, faz parte da história e da vida de Criciúma e região. É um momento também de reavivar a memória histórica", pontua padre Wilson. Na véspera, haverá oração do terço na Mina de Visitação Otávio Fontana, seguida de transladação, e no dia da festa a missa será presidida por Dom Jacinto Inacio Flach.

Neste ano, a festividade tem como tema "Caminha na presença de Deus e sê íntegro" (Gn 17,1). "O tema está ligado à exortação apostólica do Papa Francisco sobre o chamado à santidade no mundo atual (Gaudete et exsultate), que lembra que todos que vivem o seguimento a Jesus Cristo, trilham o caminho da santidade. Somos todos chamados a viver este caminho. E Santa Bárbara nos inspira à fidelidade ao amor a Cristo. Por isso, rezaremos para que ela interceda por todo o povo que irá celebrar esta festa", afirma o pároco.

Confira a programação:

Novena (24 de novembro a 02 de dezembro)
29/11 - 19h30min: Adoração e Bênção com o Santíssimo Sacramento
30/11 - 20h30min: Lucernário
01/12 - 19h: Missa (logo após, serviço de lanche)
02/12 - 19h: Missa com Bênção da Reforma e Ampliação do Centro de Pastoral
 
Véspera da Festa - 03 de dezembro
19h: Oração do Terço na Mina de Visitação Otávio Fontana, no bairro Naspolini
19h30min: Transladação da imagem de Santa Bárbara, com caminhada a partir da Avenida Centenário
20h15min: Acolhida da imagem de Santa Bárbara e Missa (logo após, serviços de alimentação e apresentações culturais)
 
Dia da Festa - 04 de dezembro
08h: Missa
10h: Missa festiva presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach
12h: Almoço
15h: Missa da gratidão a todos os colaboradores e anúncio dos novos festeiros (logo após, serviço de café e sorteio da ação entre amigos)

Oração a Santa Bárbara
Santa Bárbara, rogai por nós. Iluminai nossa vida e ajudai-nos a perceber a presença de Deus em todas as situações. De modo especial, suplico a graça... (pede-se a graça desejada). Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Fique sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra, da natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém.

 
Fotos: Bibiana Pignatel / Roselan Gazola