Paróquia de Vila Nova celebra 45 anos de criação

19 de Fevereiro de 2018 19h32

No próximo sábado, 24 de fevereiro, a Paróquia São Miguel Arcanjo, de Içara, celebrará a abertura das comemorações dos 45 anos de criação e instalação da Paróquia. Para marcar o aniversário de evangelização, a comunidade paroquial, reunida em torno da igreja matriz, localizada no bairro Vila Nova, acolherá o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, às 17 horas. Logo em seguida, se dará a cerimônia de inauguração e bênção do paço da igreja, na presença do pároco, padre Maxssuél da Rosa Mendonça e de autoridades do governo municipal.

"Há um ano e dez meses, estamos em constantes diálogos e reuniões com o governo do município de Içara, para a viabilização desse projeto. Nosso CPP, o CPC São Miguel Arcanjo e a Equipe de Construção da Igreja Matriz, com a colaboração dos vereadores, da Secretaria de Planejamento e com o empenho do senhor prefeito municipal muito se esforçaram para a conclusão dessa obra", destaca padre Maxssuél. Outra boa notícia do mês foi a chegada dos bancos, que já estão montados no interior do templo para uso dos fiéis.

Ainda no sábado, a missa solene de abertura das festividades, presidida pelo bispo diocesano, será celebrada às 19h, dando início também à tradicional festa de Santo Isidoro, padroeiro dos agricultores. Um jantar com massas será realizado no salão paroquial.

A Paróquia foi criada no dia 1º de janeiro de 1973, desmembrada da Paróquia São Donato, de Içara, e teve por primeiro pároco o padre Silvestre Junkes. Hoje conta com 11 comunidades, após a criação da Paróquia São Francisco de Assis, em Balneário Rincão, que passou a reunir outras oito comunidades antes atendidas pela Paróquia jubilar.

Conforme padre Maxssuél, a celebração de sábado será o ponto alto das comemorações, mas outros momentos fortes serão vivenciados durante o ano, com destaque para a Semana da Família, Semana Vocacional e a Visita Pastoral de Dom Jacinto, de 05 a 11 de agosto.

Semana de atualização

Dentro do calendário de atividades da Paróquia, nos dias 06, 07 e 09 de fevereiro, as lideranças vivenciaram a II Semana de Atualização Pastoral, nos mesmos moldes da que foi realizada no ano passado. Na primeira noite, o seminarista Davi Coelho explanou acerca do Documento 106 da CNBB, com o tema "Pastoral do Dízimo e Laicato". Mais de 110 pessoas se fizeram presentes, entre agentes da Pastoral do Dízimo e CPP. Na ocasião, foram organizados dias de visitação e bênção nas casas. Conforme o pároco, a Paróquia tem como objetivo a visitação a todas as famílias católicas durante o ano jubilar.

A segunda noite foi dedicada aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e da Palavra, com o tema "Leitura Orante da Bíblia". O encontro foi orientado pela Coordenação da Comissão Diocesana de Liturgia (Maria Gorete e Gislaine). O terceiro e último dia contou com a participação de catequistas e membros dos movimentos. O tema foi "Educação Sexual segundo a Moral Cristã Católica", conduzido pelo pároco, padre Maxssuél.

Em todas as noites, a oração inicial foi conduzida pela Pastoral Litúrgica e as refeições preparadas pelas pastorais Vocacional, da Criança e Movimento de Irmãos. As reflexões contavam com uma hora de explanação e meia hora dedicada a questionamentos. O pároco avalia de forma bastante positiva a segunda edição da atividade e destaca o objetivo: "Atualizar significa conhecer e entender, para poder agir melhor, conforme aquilo que ensina a Igreja e as necessidades de nossa Paróquia".