Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Paróquia de Treviso celebra 50 anos neste domingo

Data de Publicação
17
2019
05
Sexta-feira
13h27
17 de Maio de 2019 13h27

Aos pés da serra geral, ela engloba 14 comunidades e celebra, na próxima segunda, 20, o seu Jubileu de Ouro de evangelização. A Paróquia Santo Alexandre, em Treviso, comemora com uma missa em ação de graças, neste domingo, 19, os seus 50 anos de criação. Em 20 de maio de 1969, a paróquia foi criada, com as comunidades desmembradas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Siderópolis, pelo então Bispo de Tubarão (SC), Dom Anselmo Pietrulla.

Foi Dom Anselmo quem, também, em 31 de julho de 1976, consagrou o altar da igreja matriz, onde depositou as relíquias de Santo Alexandre e de São Pio X. O fato será lembrado durante a missa jubilar, que terá início às 09 horas, presidida pelo padre Daniel Pagani, pároco de Urussanga e natural de Treviso. Concelebra com ele o pároco da Paróquia Santo Alexandre, padre Egídio Schmoeller, também chanceler da Diocese de Criciúma. Participarão da missa também os ex-párocos padres José Da Boit, Carlos Weck, Vanderlei Tezza e Silvestre Koepp; o padre Samiro Meurer, o coordenador de pastoral, padre Antônio da Silva Miguel Júnior e o diácono Jadilson Tasca. Ao final da missa, haverá o descerramento da placa alusiva ao jubileu em frente à matriz. Após a celebração, o salão paroquial abre suas portas para o almoço com comida típica italiana, com ingressos a 25 reais na Secretaria Paroquial.

Comunidades da Paróquia
Nossa Senhora Aparecida (Rio Manim), Nossa Senhora de Caravaggio (Rio Ferreira), Nossa Senhora de Fátima (Volta Redonda), Nossa Senhora da Salete (Brasília), Nossa Senhora dos Campos (Forquilha), Santa Bárbara (Santa Bárbara), Santa Cruz (Santa Cruz), Santa Terezinha (Rio Dória), Santo Alexandre (Matriz), Santo Antônio (Santo Antônio), Santo Isidoro (Guanabara), São José (Rio Morozini), São Sebastião (Vila Nesi) e São Vitor (São Vitor).   

Ex-párocos e vocações
A Paróquia teve por párocos os padres Sebastião Rodrigues, Erval Fontanela, Isidoro Ghislandi, Vanderlei Tezza, Carlos Wecki, Luiz Carlos Moreira, José Benjamin Cipriano, Silvestre Koepp e Arcângelo Bússolo. Desde 28 de dezembro de 2014, tem como pároco o padre Egídio Schmoeller. Ao longo destes 50 anos de história, a Paróquia já ordenou cinco padres para a Igreja: padres José Da Boit, Souvenir Miotelli, Luiz Antonio Miotelli, Antoninho Rossi e Daniel Pagani. Neste Ano Jubilar, a Paróquia ainda terá a graça de ordenar mais um sacerdote, o Diácono Jadilson Tasca, no dia 20 de julho, na igreja matriz.

Fotos: Maria de Lourdes Lorenzon Bettiol / Bibiana Pignatel