Padres jubilares e Catedral Diocesana são homenageados pela Câmara de Criciúma

14 de Setembro de 2017 09h20

A poucos dias de celebrar o 100º aniversário de sua inauguração, a Catedral São José, da Diocese de Criciúma, foi a homenageada da noite desta quarta-feira, 13, na Sessão Especial realizada pela Câmara de Vereadores de Criciúma, no Auditório da Paróquia São José. O ato contou com mais duas pessoas homenageadas: o padre Silvestre Koepp, 76 anos, 50 de sacerdócio celebrados em 02 de abril, e o padre Manoel Odorico Francisco, 86, destes, 60 de ministério presbiteral, que serão comemorados em 1º de dezembro.

A sessão, que teve início por volta das 19h20, foi abrilhantada pelas vozes da Associação Coral de Criciúma. A homenagem do Legislativo teve a proposição de todos os vereadores, e recordou um pouco da história da Catedral, cujo primeiro templo foi erguido em 1899, sendo que a antiga capela de madeira deu lugar a uma nova estrutura em alvenaria, inaugurada em 17 de setembro de 1917. De lá para cá, o templo passou por diversas reformas importantes, em busca de atender as mudanças solicitadas pela Igreja, no decorrer dos tempos, e de suprir as necessidades dos fiéis que, com os anos, aumentaram seu número.

Os participantes da sessão tiveram o privilégio de assistir a um vídeo produzido pela equipe de Assessoria de Imprensa da Câmara, que resgatou fatos e imagens da igreja centenária instituída Catedral no ano de 1998, com a criação da Diocese de Criciúma. A sessão contou com a presença de diversas autoridades políticas, civis e militares, entre elas, o deputado estadual Rodrigo Minotto.

Os padres Silvestre e Manoel, este último mais conhecido por Maneca, receberam a moção de aplauso dos edis, sendo que ambos fazem parte da história da igreja centenária: padre Maneca foi vigário por três anos e oito meses na Paróquia São José, logo após ter sido ordenado, e tem uma relação de 55 anos de serviços prestados à Paróquia Nossa Senhora da Salete, no Bairro Próspera. Padre Silvestre, que reside na Casa São João Maria Vianney, é vigário auxiliar da Paróquia São José. Os sacerdotes agradeceram o carinho e o reconhecimento da Câmara de Vereadores, partilhando a homenagem com o povo de Deus que os acompanhou durante suas trajetórias a serviço da Igreja.

Na Sessão, também recebeu a placa alusiva ao centenário da Catedral o pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior. O padre agradeceu a homenagem aos vereadores e a Deus por estar à frente da missão neste tempo de graça, de festa, alegria e trabalho e afirmou receber a homenagem em nome de todos os presbíteros, religiosas e leigos que atuaram na Igreja durante os 100 anos de caminhada. "São muitas pessoas que talvez nós jamais saberemos pela história, conheceremos, mas que Deus, Nosso Senhor, sabe. E certamente já recompensou a muitas e recompensará a muitas outras que ainda se doam a nossa Catedral. A história da Catedral está entrelaçada à história da cidade de Criciúma. Estas escadarias já foram palco para muitas manifestações, para muitos encontros, para muitos momentos importantes da nossa cidade de Criciúma, haja vista que nós estamos no coração da cidade, na nossa Praça Nereu Ramos. Este templo é uma igreja na qual os irmãos e irmãs aqui vêm para encontrar-se, aonde não há raça,  aonde não há classes, o que há são irmãos e irmãs rezando ao mesmo Pai e mesmo Deus dentro de nossa Catedral. E este deve ser o grande e primeiro objetivo da Igreja. Uma Igreja que não se preocupa com a evangelização é uma igreja que está falhando com o fim último para o qual ela existe. Nós existimos, em primeiro lugar, para evangelizar, para levar a Palavra de Deus, para levar a Boa Nova de Jesus Cristo, que nós acreditamos ser o Filho de Deus encarnado, nosso Salvador e Redentor. Por isso celebramos e agradecemos a Deus e fazemos tudo para honra e glória de Nosso senhor Jesus Cristo. Ele merece toda honra, toda glória. Esta casa, no coração da nossa cidade, foi edificada para Ele, sob o patrocínio de seu pai adotivo, São José".

O presidente do Legislativo, vereador Julio Colombo (PSB), mencionou que a Câmara vem lutando muito pela cidade e sabe reconhecer os valores do município. "Não poderíamos deixar passar em branco os 100 anos da Catedral São José. A catedral não é uma simples construção material, mas uma construção de pessoas doadas pela sociedade. Quem busca a igreja, busca conforto, carinho, e os padres tem o coração aberto para receber todos", disse, fazendo um agradecimento especial a todos que servem a Igreja.

O prefeito Clésio Salvaro, também presente no ato, falou da satisfação e da honra em recordar a saga dos colonizadores que há 137 anos colonizaram Criciúma e trouxeram, na alma e no coração, a fé. "Não poderia ser diferente: construíram primeiro uma igreja, símbolo maior da fé materializada através desta que é uma das igrejas mais bonitas do Estado de Santa Catarina. Esta igreja vai continuar realizando muitos sonhos. Cem anos se passaram, outros tantos virão, nós vamos passar e a Igreja vai continuar sua missão".

No próximo domingo, 17 de setembro, às 10h, a Catedral São José celebra a Solene Missa em Ação de Graças com o Rito de Dedicação da igreja, presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Fotos: Adriana Silva (Diocese) / Jéssica Rosso (Câmara)
Texto: Bibiana Pignatel (Diocese) / Daniela Savi (Câmara)