Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Nova Veneza acolherá Congresso Estadual da Pastoral Familiar

Data de Publicação
21
2018
09
Sexta-feira
13h48
21 de Setembro de 2018 13h48

Há meses ele vem sendo preparado. Muitas reuniões e eventos já o antecederam e agora, falta apenas uma semana para a sua realização. Na próxima semana, de 28 a 30 de setembro, a Diocese de Criciúma acolhe o 9º Congresso Regional da Pastoral Familiar. Mais de 400 pessoas, em sua maioria casais, representantes das dez dioceses do Estado de Catarina, que juntas formam o Regional Sul 4 da CNBB, estarão reunidas no Palácio das Águas, em Nova Veneza.

"Em abril deste ano, a publicação da Exortação Apostólica do Papa Francisco, sobre o Amor na Família, 'Amoris Laetitia', completou dois anos, proclamando que o Evangelho da Família deveria ser a melhor e mais alegre notícia a ser difundida no mundo de hoje. A alegria é uma palavra recorrente nos lábios do Santo Padre, que estabeleceu como tema do Encontro Mundial das Famílias, em agosto deste ano, na Irlanda, 'O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo'. A Igreja tem levado a sério a inspiração do Papa e a importância que ele deu à família, ao colocar em discussão os grandes desafios do mundo atual e ao convocar todos os cristãos a um trabalho paciente, perseverante, insistente e misericordioso de acolher e acompanhar cada família em seu contexto de vida, iluminando as áreas sombrias com a luz do evangelho, discernindo com sabedoria e prudência cada situação, integrando todas as famílias na grande família da Igreja. Todas sem exceção. Mesmo aquelas que estão fragilizadas, irregulares ou afastadas", destaca a mensagem do casal coordenador regional da Pastoral Familiar, Cleuton e Simone Gomes.

Com estas motivações, o 9º Congresso Regional da Pastoral Familiar terá como tema "O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo". Serão momentos de formação e de celebração entre os congressistas, que serão acolhidos na tarde de sexta, 28, a partir das 16h30min, sendo que a abertura do encontro será às 19 horas. Com palestras e momentos marcantes, o Congresso da Pastoral Familiar conta com uma rica programação e se estende até o meio dia de domingo, 30.

Promovido pela Coordenação Regional da Pastoral Familiar, em parceria com a Coordenação do Setor Vida e Família e da Pastoral Familiar da Diocese de Criciúma, o Congresso conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Veneza e da Associação das Famílias Venezianas (AFAVE), além das paróquias São Marcos, São João Batista e Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. As palestras do encontro contarão com a assessoria de casais membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, especialistas sobre os temas, padres e os bispos Dom João Bosco (Bispo de Osasco/SP e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB), Dom Wilson Tadeu Jönck  (Arcebispo de Florianópolis e Referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4) e Dom Jacinto Inacio Flach (Bispo de Criciúma). Além de todos estes, participará do encontro, em nome do Movimento Pró-Vida, a cantora católica Zezé Luz.

Confira a programação completa: 

28/09 - sexta-feira
15h: Reunião com a Coordenação Regional, Diocesana e Assessores - Equipe Regional
16h30min: Acolhida e Credenciamento dos Congressistas - Diocese de Criciúma
19h: Abertura com a Composição da Mesa 
19h15min: Palavra dos Componentes da Mesa - Dom Wilson Tadeu Jönck (Arcebispo de Florianópolis e Referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4) - Dom Jacinto Inacio Flach (Bispo de Criciúma)
19h45min: Liturgia de Abertura e Pilares da Relação Matrimonial - Pe. Thiago De Moliner Eufrásio (Diocese de Criciúma)
21h: Caminhada pela Vida e pela Família
21h30min: Jantar Oficial

29/09 - sábado
07h30min: Oração da Manhã
08h: O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo - Dom João Bosco (Bispo de Osasco/SP e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB)
09h: A Pastoral Familiar e seus desafios - Pe. Jorge Alves Filho (Assessor Nacional da CEPVF e Secretário Executivo da CNPF) 
09h30min: Intervalo
10h: Setor Pré-Matrimonial - André e Karina Parreira (Assessores Pedagógicos do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar)
10h15min: Afetividade e Sexualidade - Pe. Vilcionei Baggio, CSJ (Diocese de Criciúma)
11h: Deslocamento para a igreja
11h15min: Celebração Eucarística
12h15min: Almoço
13h30min: Recital da Imigração: Histórias de Vidas
14h30min: Namoro Cristão - Frei Marcos Roberto Huck, OSM (Diocese de Criciúma)
15h15min: Setor Pós-Matrimonial - Ronaldo e Tatiana de Melo (Assessores Pedagógicos do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar)
15h30min: Recém Casados - Ronaldo e Tatiana de Melo (Assessores Pedagógicos do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar)
16h: Educação dos Filhos - André e Karina Parreira (Assessores Pedagógicos do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar)
16h45min: Intervalo
17h10min: Setor Casos Especiais - Cláudio e Maria do Rosário Silva (Assessores Pedagógicos do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar)
17h40min: Pessoa Idosa: na Família, na Sociedade e na Igreja - Dr. Mourão e Dra. Zilma Cavalcante
19h: Sacralidade da Vida Humana I - Suicídio - Cecília Urbina, Edna Farias e Andreia Gonçalves (Sociedade de Psicologia de Criciúma)
19h45min: Jantar
20h45min: Momento Cultural

30/09 - domingo
07h30min: Oração da Manhã
08h: Sacralidade da Vida Humana II - Aborto - Zezé Luz (Cantora Católica, Pró-Vida)
09h: Ideologia de Gênero - Ronaldo e Tatiana de Melo (Assessores Pedagógicos do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar)
10h: Intervalo
10h15min: O INAPAF - Luiz e Kathia Stolf (Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar)
10h30min: Considerações Finais - Dom Wilson Tadeu Jönck (Arcebispo de Florianópolis e Referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4)
10h50min: Momento Semear
11h15min: Deslocamento para a igreja
11h30min: Celebração Litúrgica com Abertura da Semana Nacional da Vida
12h30min: Almoço de Encerramento