Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Nota de Falecimento - Ir. Henrica Stanger

Data de Publicação
08
2019
05
Quarta-feira
22h37
08 de Maio de 2019 22h37

A Diocese de Criciúma comunica, com muito pesar, o falecimento da religiosa da congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, Irmã Henrica Stanger, aos 83 anos de idade, ocorrido nesta quarta-feira, 08, na Casa São José, em Nova Veneza, às 18h30min, em decorrência de metástase. Seu corpo está sendo velado no Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza, onde será celebrada a missa de corpo presente, nesta quinta-feira, 09, às 14 horas, seguida de sepultamento no Cemitério Municipal. Irmã Henrica celebrou, em janeiro deste ano, seus 60 anos de vida religiosa consagrada.

Nossa oração e solidariedade à família Beneditina pela páscoa de mais uma de suas religiosas em tão poucos dias. Que a luz perpétua a ilumine!

Histórico de Irmã Henrica

Irmã Henrica Stanger nasceu em Nova Veneza, aos 17  de abril de 1936, mesmo ano da chegada das sete primeiras missionárias italianas a Nova Veneza.
 
O chamado à Vida Religiosa aconteceu quando ela participava da Missa de inauguração da Capela do Instituto Sagrada Família. O Bispo de então, Dom Anselmo Pietrula, presidia a celebração, falando muito bem da vida das Irmãs, da felicidade que elas viviam com Deus e para Deus. Com as Santas Missões, pregadas pelos Frades Capuchinhos, Ir. Herinca pensou em ser uma Irmã Capuchinha. Mas, Ir. Afonsina, sabendo disso, pediu para o Pe. Amílcar Gabriel que falasse com os pais dela para que trouxesse a filha para o convento de Nova Veneza, pois ali havia lugar para ela. E, assim aconteceu. No dia 12 de março de 1957, com 21 anos de idade, foi levada pelo pai, num dia de chuva e enchente, ao Instituto Sagrada Familia. Era Superiora geral Madre Giovanna Zonca. Sua mestra de noviciado foi Sr. Beniamina Carbone. 
 
O Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, do Rio de Janeiro, em uma cerimônia especial, presidiu, no ano de 1958, a Cerimônia de Vestição em Nova Veneza, ocasião esta em que a jovem Brandina recebeu, de suas mãos, o hábito religioso e o nome de Ir. Henrica. Fez a Profissão Religiosa aos 09 de janeiro de 1959, na Capela do Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza.
 
Enquanto ainda ecoavam pelo mundo as súplicas à Nossa Senhora de Pompeia, de tardezinha, em silêncio, neste dia 08 de maio, Jesus foi buscar a nossa querida Ir. Henrica, prostrada em um leito de sofrimento, para descansar nos seus braços e contemplá-Lo eternamente no seu Reino.
 
Ir. Henrica, personificação da serenidade e da doçura, viveu com autenticidade o que se propôs no dia de sua Profissão Religiosa: "Por ti Jesus, todas as horas. Oh! Bem feliz sou de sofrer! Porque a minha alegria única na terra é poder uma alegria te oferecer!" Sem dúvida, o sofrimento destes últimos anos foram plasmando seu coração para entregá-lo, inteiro e feliz, ao seu Jesus.
 
Ir. Henrica era pessoa muito consciente, generosa, altruista, silenciosa e dedicada. Durante os 60 anos de Vida Religiosa, soube sustentar sua missão pela profunda oração e amor ao silêncio. Deixa a sua marca de pessoa competente no serviço da farmácia dos hospitais e enfermeira, parteira e Superiora local. Desde o inicio de sua Vida Religiosa, em 1959, já a encontramos no Hospital de Orleans  e, sucessivamente, doando-se aonde era enviada: Nova Veneza, Urussanga, Imbituba e Sombrio; Três Pontas e Campos Gerais (MG); União da Vitória e Paulo Frontim (PR) e, nos últimos tempos, novamente, no Hospital de Nova Veneza.
 
A partir de 2014, fazia parte da comunidade da "Casa São José" colaborando no atendimento às irmãs idosas e doentes. Em 2018, foi internada várias vezes nos hospitais, com suspeita de câncer. Apos alguns exames, confirmou-se a existência de um câncer na cabeça, com metástase. Neste dia 8 de maio, na intimidade de seu quarto, enquanto se providenciava para transportá-la novamente ao hospital, silenciosamente, às 18h30min, entregou-se para sempre ao seu Jesus.
 
Agradecemos ao Senhor pela presença amiga e serena de Ir. Henrica em nossa Congregação.
 
Em comunhão de oração, unidas a todas as Irmãs da Província Mãe da Divina Providência, aos familiares e amigos, entreguemos mais esta nossa Irmã a Jesus.
 
"Tua fidelidade se estende de geração em geração, Meu Senhor!"  (Sl 119,9)
(do santinho do 60° de Profissão Religiosa)
 
Repouse na paz do Senhor.
 
Sr. Maria das Dores Paz
Secretária geral