Nossa Senhora dos Navegantes é festejada por comunidades do litoral

25 de Janeiro de 2018 12h46

Três comunidades no litoral sul catarinense celebram, nos próximos dias, a festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, título atribuído à Virgem Maria venerada contra os perigos em rios e mares, por marinheiros e pescadores.

Em Balneário Arroio do Silva, a comunidade da Paróquia São Pedro Apóstolo já deu início à novena em preparação à festa nesta quarta, 24. O ponto alto da festividade religiosa ocorre de 02 a 04 de fevereiro, com procissões, missas com bênção das velas e da garganta e show com o Padre Ezequiel Dal Pozzo. Uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, será celebrada no dia 04, às 10h.

Já a comunidade de Ilhas, em Araranguá, atendida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, concentra sua festa nos dias 03 e 04 de fevereiro, também com transladações e missas, enquanto a comunidade do Centro de Balneário Rincão, junta a festa da Padroeira (de 02 a 04 de fevereiro) à solene instalação da nova Paróquia São Francisco de Assis, na sexta, quando congregará, oficialmente, oito comunidades que pertenciam à Paróquia São Miguel Arcanjo, de Içara. A celebração está marcada para as 20h, também presidida por Dom Jacinto.

Confira as programações:

Paróquia São Pedro Apóstolo - Balneário Arroio do Silva

25/01 - 20h: Padre Alírio Leandro
Tema: Nossa Senhora, Mãe de Deus

26/01 - 20h: Padre Hélder Agenor Benedet da Silva
Tema: Maria, sinal do povo de Deus

27/01 - 20h: Pe Valmor Della Giustina
Tema: Maria, modelo do serviço aos irmãos

28/01 - 20h: Padre José Aires de Souza Pereira
Tema: Maria, guarda de Jesus e povo de Deus

29/01 - 20h: Padre Maxssuél da Rosa Mendonça
Tema: Maria, orante da Palavra

30/01 - 20h: Padre Daniel Zilli
Tema: Maria, de pé, aos pés da cruz

31/01 - 20h: Padre Sidnei Pedro Vitali
Tema: Maria, mulher glorificada
Animação: Magnificat

01/02 - 20h: Padre Thiago De Moliner Eufrásio
Tema: Maria das aparições

02/02 - 08h: Missa do Apostolado da Oração com bênção das velas
10h: Caminhada à beira mar com a imagem de Nossa Senhora
18h: Terço das Mulheres
20h: Missa presidida pelo Padre Vilcionei Baggio com consagração a Nossa Senhora e bênção das velas; transladação com a imagem da Padroeira e coroação na Praça Central
Logo após, show com Padre Ezequiel Dal Pozzo

03/02- 20h: Missa presidida por Padre Ademar de Fáveri, com bênção da garganta

04/02 - 06h: Missa para os trabalhadores da festa
10h: Missa presidida por Dom Jacinto Inacio Flach
12h: Almoço Festivo
15h: Procissão pelas ruas da cidade
Logo após, sorteio da ação beneficente

Paróquia São Francisco de Assis - Balneário Rincão

02/02 - 19h30min: Transladação das imagens de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Francisco de Assis, saindo da Capela Menino Jesus de Praga (Avenida Leoberto  Leal)
20h: Missa com bênção das velas e instalação da Paróquia, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, presidida por Dom Jacinto Inacio Flach. Logo após, confraternização com música ao vivo no salão de festas.

03/02 - 20h: Missa com bênção da garganta, presidida pelo Padre Bento Zilli. Logo após, sorteio da ação beneficente e coroação da rainha da festa.

04/02 - 10h: Missa presidida pelo Padre Bento Zilli.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Comunidade de Ilhas - Araranguá

03/02 - 18h: Transladação motorizada saindo da casa do festeiro Antonio João Fernandes, em Lagoa Mãe Luzia, até a igreja de Ilhas
19h30min: Celebração