Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Missa reúne jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação

Data de Publicação
26
2019
05
Domingo
18h54
26 de Maio de 2019 18h54

Na tarde de sábado, 25, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Criciúma celebrou a Missa com a Imprensa, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Dezenas de jornalistas de veículos de comunicação da região participaram da celebração, que contou com a presença de mais de cem agentes da Pascom de diversas paróquias da Diocese. 

A missa foi presidida pelo reitor, padre Antônio Vander da Silva, e concelebrada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio da Silva Miguel Júnior. A tradicional missa das 15 horas, também foi celebrada em alusão ao 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado pela Igreja no próximo 02 de junho. O tema proposto pelo Papa Francisco para o dia é "'Somos membros uns dos outros' (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana". Após a acolhida dos comunicadores, em procissão, a assembleia acolheu também a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Pascom em todo o Brasil.

Compromisso com a Boa Nova

Na ocasião, padre Antônio Júnior agradeceu o trabalho e a dedicação dos comunicadores, tanto nas comunidades quanto nos meios de comunicação, e sua abertura às boas notícias da Igreja. "Queridos irmãos que se dedicam nesta grande arte de comunicar, e como esta arte, nos dias em que nós estamos vivendo, precisa ser bem desenvolvida! Numa época de tantas notícias que não são tão boas, outras que são más e outras, ainda, que são mentirosas, cada vez mais nós precisamos de uma imprensa, de comunicadores e comunicadoras sérios, comprometidos com o respeito, com a tolerância, com a moral, com os bons costumes e, quisera Deus, também, com o Evangelho anunciado a nós por nosso Senhor Jesus Cristo".
 
O maior mandamento
Padre Antônio Júnior recordou a proximidade com a solenidade da Ascensão do Senhor, no próximo domingo, também dia das comunicações. "Durante estas últimas semanas, antes de voltar para o Pai, Jesus deixa aos seus apóstolos aquilo que é o cerne do Cristianismo, aquilo que é, para nós, mais importante, caro e precioso: Ele nos fala do grande ensinamento que é o amor. Amai-vos! Vivemos dias em que se fala muito do amor. Em qualquer canção, em qualquer gênero, lá está a palavrinha 'amor', mas neste mesmo mundo que tanto fala do amor, nós temos vivido verdadeiros absurdos. Pessoas que tiram a vida do companheiro dizendo que o fizeram por amor. Quem ama quer que o outro viva, seja respeitado, seja feliz. A maior de todas as leis, de todos os mandamentos é o amor", disse o coordenador de pastoral.

Comunicar com amor
Ao refletir o Evangelho, o padre também fez um pedido. "Que estejamos na Igreja, participemos da Igreja, comuniquemos as boas novas da Igreja com amor e por amor. Se queremos, já, neste mundo, ser manifestação da nova Jerusalém, como diz a segunda leitura, é preciso que saibamos amar e como nos dizia Santa Teresa de Calcutá, o que importa não é a quantidade de coisas que a gente faz, o que importa é a quantidade de amor que colocamos em cada coisa que fazemos. E quando fazemos com amor, a gente faz bem feito, a gente capricha e o que a gente faz agrada aos irmãos. Por isso, nesta tarde, temos nossos irmãos e irmãs que são tão importantes para nós, queridos, e digo isso não para agradar vocês, porque não tenho esta intenção. Digo isso porque é real, sobretudo no dia em que estamos vivendo. A vossa pastoral, o vosso ministério, o vosso trabalho de comunicadores é muito importante".

Importância do comunicador 
Padre Júnior falou da necessidade de notícias, diante das diversas situações que ocorrem durante o dia, a fim de manter a população informada. "Louvado seja Deus por aqueles que comunicam, porque vocês prestam um grande trabalho à sociedade, à nossa Igreja, às nossas comunidades. Por isso, nesta tarde, também em nome do nosso Bispo, Dom Jacinto, a primeira palavra que tenho para dirigir a vocês é uma palavra de gratidão. Muito obrigado pelo trabalho que vocês realizam, por aquilo que vocês comunicam e, especialmente àqueles que estão na Pastoral da Comunicação, lembrem-se: vocês ali estão comunicando e o fazem em nome da Igreja, por isso é preciso que comuniquemos bem e uma segunda palavra é pedir a Virgem Maria que interceda por cada um de vós, para que cada vez mais possamos levar a boa nova por estes meios tão importantes, mídias sociais, jornal impresso, televisão, rádio, enfim, que sejamos bons comunicadores, a exemplo do melhor comunicador que a face da terra já viu: Jesus Cristo".

Nova coordenação da Pascom é apresentada
Padre Antônio Júnior também manifestou gratidão ao jovem Yan Custódio, que por três anos esteve à frente da Pascom Diocesana e apresentou a nova equipe de coordenação, composta por Adriana Silva, Simone Brígido, Daiane Matos de Oliveira e João Batista dos Passos de Oliveira, com a assessoria do pároco da Paróquia Sagrada Família, de Araranguá, padre Daniel Zilli Da Rolt, este último, que enviou mensagem aos agentes da Pascom reunidos na missa. "Estou muito feliz, mas confesso que vou precisar de vocês! Conto com vossas orações. Rezem por mim, para que eu, com essa equipe, possamos desenvolver um belíssimo trabalho na Diocese de Criciúma. Estamos juntos, porque é preciso evangelizar pelos meios de comunicação. Deus nos abençoe nesta nova jornada!", pediu padre Daniel.

O ex-coordenador diocesano da Pascom, Yan Custódio, escreveu sua mensagem de agradecimento aos agentes da Pascom na Diocese. Yan assumiu o serviço em 27 de setembro de 2015 e ressalta que contou com apoio de diversas pessoas para exercer a missão. "Quando iniciamos nossa missão na Coordenação da Pastoral da Comunicação, não sabíamos nada, fomos a fundo aprender e se dedicar e descobrimos que já existiam 180 outras pessoas fazendo o que nós estávamos só começando. E quão grande foi a nossa alegria a cada registro de novo agente de pastoral, conhecer mais um rosto dos que levam o rosto de Jesus aos mais 400 mil habitantes católicos de nossa Diocese, liderados por homens e mulheres de Deus que deram seu sim e assumiram as coordenações paroquiais. Tão importante foi o apoio dos padres, quando em nossas visitas assumiram conosco o compromisso da Comunicação, e tanto nós aprendemos das recepções mais amedrontadas afinal, Comunicação é sim uma novidade (...) Ao povo que Deus me confiou a missão de coordenar, eu vos agradeço pela coragem, pela ousadia, pela petulância! Vocês são únicos e são muito importantes nesta missão, cada um, em cada paróquia e comarca, neste ano nós fizemos tantas coisas, aprendemos tanto um com os outros (...) E assim fomos colocando nossos tijolos nesta obra, e quão lindo foi, iniciemos a Escola Diocesana de Comunicação, um sonho para muitas dioceses de nosso estado e do Brasil. Nós, sem medo, começamos e nos tornamos exemplo. Nos reunimos e confraternizamos um ano de muito serviço, e que ano hein! Eu sou um mero mortal, vivendo na terra buscando servir a quem se entregou por mim, mas precisei de tantos para me ajudar nesta caminhada, pessoas que eu rogo a Deus que sejam sempre abençoadas  por tantas pessoas que se dedicaram ao serviço do reino. Enfim, saio feliz em saber que a nova coordenação continuará o serviço que foi feito com tanto amor. Espero que Deus sempre nos abençoe, e Maria santíssima seja sempre nossa protetora. Amém!", disse Yan em alguns trechos de sua mensagem.
 
A nova coordenadora diocesana da Pascom, Adriana Silva, também manifesta sua gratidão pelo convite em nome de toda a equipe. "Primeiramente, agradecemos a Deus, que nos capacita e permite comunicar a Igreja através da Pastoral da Comunicação. Agradecemos pelo convite e pela confiança para assumir esta grandiosa missão. Sabemos que não é fácil, mas também sabemos que, com o apoio de todos, com amor e humildade, conseguiremos realizar um bom trabalho!"

Confira o álbum completo nas páginas do Facebook da Diocese de Criciúma e do Santuário SCMJ