Leigos refletem sua atuação em encontro diocesano

21 de Novembro de 2018 13h22

Durante a tarde e início da noite de sábado, 17 de novembro, a Paróquia Santo Antônio, no bairro Quarta Linha, em Criciúma, acolheu o Encontro Diocesano de Leigos. A uma semana do domingo em que a Igreja no Brasil encerra o Ano Nacional do Laicato, mais de 100 leigos e leigas se reuniram com o objetivo de aprofundar as reflexões que marcaram o período na Diocese, avaliar e celebrar a caminhada realizada e apontar indicativos para o fortalecimento de sua organização e de seu papel na "Igreja em saída", como sujeitos a serviço do Reino.

A atividade, organizada pelo Conselho da Escola de Teologia para Leigos e Leigas da Diocese de Criciúma (ETL), reuniu alunos e ex-alunos, coordenadores de serviços, movimentos, associações eclesiais e conselhos de pastoral paroquiais, leigos e leigas atuantes em suas comunidades.

O encontro teve início às 13h30min e contou com a palavra do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio, e do coordenador da ETL, Ênio Leonardo Rocha Cândido. A reflexão principal foi conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Leigos, Salézio João de Souza, da Diocese de Lages (SC). Durante o encontro, foram realizados trabalhos em grupo e plenária. A celebração eucarística também marcou o encontro, encerrado com um jantar de confraternização.