Lançada a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

28 de Fevereiro de 2019 09h18

A festividade é uma das maiores da Diocese de Criciúma

Nesta quarta-feira, 27, o reitor do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, padre Alírio Leandro, e a coordenação da festa da padroeira lançaram de forma oficial a programação da 1ª Romaria e Festa ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, que segundo a organização receberá neste ano mais de 60 mil pessoas. O Santuário araranguaense é o mais novo do Estado de Santa Catarina, título este que foi oficializado no dia 4 de maio de 2018, quando o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, assinou o decreto de elevação da Paróquia a santuário.

A imprensa do Sul de Santa Catarina foi a primeira a receber em mãos a programação da festividade durante uma entrevista coletiva no Centro Pastoral Nossa Senhora Mãe dos Homens. O reitor, padre Alírio Leandro, reforçou o crescimento gradativo da festa, que neste ano chega a sua 171ª edição. "Todos os anos, aumenta o número de festeiros e noveneiros, neste ano são mais de 800 pessoas envolvidas diretamente".

O casal coordenador da festa de 2019, Maurício e Natália Bon, salientou sobre a preparação da festa que iniciou ainda no mês de agosto de 2018. A abertura oficial da programação será com a realização da primeira novena, neste fim de semana. "Estamos há meses trabalhando, ao mesmo tempo em que é cansativo fisicamente, é muito gratificante. A cada dia que passa nossos festeiros e noveneiros estão mais animados, será uma grandiosa festa, tenho certeza".

Neste ano, como nos anteriores, acontecerão as novenas em seis comunidades do Santuário, sendo que a festa chegará ao Centro da cidade a partir do dia 28 de abril, onde acontecerão as últimas três novenas, a campanha das Talhas de Caná e o tríduo da festividade.

Dia da padroeira

O dia da padroeira, 4 de maio, é o ponto alto da festa e, neste ano, por cair em um sábado, a expectativa de público é de mais de 60 mil pessoas. "No ano passado, o dia de Nossa Senhora caiu em uma sexta-feira, então, muitas pessoas deixaram de vir, por estarem trabalhando. Nossa festa recebe a visita de pessoas não só de Araranguá, mas sim, de todo o Estado", pontuou padre Alírio Leandro.

Ainda para o dia 4, uma mega estrutura está sendo preparada para a procissão com a imagem da padroeira. "Teremos três trios elétricos neste ano na procissão, iremos distribuir lenços brancos e terços para o povo que participar, e claro, terá a emocionante chuva de pétalas de rosas na chegada da imagem", frisou o reitor.

Show Nacional

A festa será encerrada com chave de ouro, com o show nacional do Padre Antônio Maria, que em 2016 já passou por Araranguá. O reitor do Santuário comentou sobre a escolha. "Há anos queríamos trazer o padre Antônio Maria novamente para Araranguá e, agora, em nossa primeira Romaria e Festa conseguimos. Ele está muito feliz por vir a Araranguá".

O show acontecerá às 18h, após a chegada da procissão com a imagem da Padroeira.

Colaboração: Eduardo Souza - Assessoria de Imprensa da Festa

(item cadastrado)