Introdução

1. Iluminados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE CNBB 2008-2010 e 2011-2015) e pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina (DAESC 2009-2011), que fazem a recepção do Documento de Aparecida (DAp), desencadeamos o processo de atualização do Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma, envolvendo as paróquias, suas lideranças e o povo.

2. Assumimos a metodologia Ver-Julgar-Agir, trazendo presente o marco da realidade (Um olhar sobre a realidade) e o marco doutrinal (A Igreja que Deus quer), que traçam as bases para o marco operacional (Ação evangelizadora na Diocese de Criciúma). Tudo isso amparado pelo método de análise que procurou detectar as forças e fraquezas (no âmbito interno) e as ameaças e oportunidades (no âmbito externo). O objetivo é apontar luzes e pistas para o processo evangelizador em nossas comunidades.