Iniciação à Vida Cristã é tema de estudo para as comarcas

15 de Maio de 2019 11h37

Na noite desta terça-feira, 14 de maio, as paróquias das comarcas da região pastoral Norte da Diocese de Criciúma estiveram reunidas no Auditório da Paróquia São Donato, em Içara. O tema de estudo foi "A Renovação da Comunidade pela Iniciação à Vida Cristã", com a assessoria do diácono Jadilson Tasca, pós-graduado em Catequese. "É preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-lo" - à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015 n.40), o diácono fez sua exposição sobre a temática.

"Tendo presente toda a preocupação da Igreja de se fazer ecoar o Evangelho de Jesus Cristo, a Iniciação à Vida Cristã promove um caminho de formação continuada sobre a pessoa de Jesus Cristo, um amadurecimento da fé. A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária, de anuncio de Jesus Cristo", garante Jadilson, repetindo a afirmação do Documento de Aparecida (n. 370).

"Esta firme decisão missionária deve penetrar em todas as estruturas da nossa Igreja, para que a mensagem de Jesus Cristo, possa ser apresentada. Nenhuma comunidade deve isentar-se de entrar, decididamente, com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé. Por isso é fundamental que o primeiro anúncio seja 'realizado por cristãos que fizeram a experiência do encontro com o Senhor e se tornaram discípulos missionários'" (CNBB Doc. 107, 159).

O estudo reuniu representantes das paróquias das comarcas de Urussanga, Nova Veneza, Criciúma e Içara. Cerca de 150 pessoas participaram da atividade, entre padres, religiosas, leigos e leigas. O segundo dia de estudo, nesta quarta-feira, 15, às 19h30min, reúne paróquias das comarcas de Santa Rosa do Sul, Araranguá e Turvo, no Centro de Pastoral da Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá.

Fotos: Marcos Tramontin - Secretariado de Pastoral