Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

EDEJU conclui mais uma turma

Data de Publicação
13
2017
11
Segunda-feira
12h10
13 de Novembro de 2017 12h10

De 27 a 29 de Outubro de 2017 realizou-se na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Criciúma  a quinta e última etapa deste ano da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude Pe. Ludgero Buss, a EDEJU.
 
Iniciando na sexta à noite, esta etapa abordou o tema "Juventude e Sociedade" e foi assessorada por Uilian Dalpiaz, que esteve a serviço da secretaria regional da Pastoral da Juventude até o ano de 2014. Mais do que a quinta etapa, esta era a despedida dos/das estudantes da 11ª turma da escola, que perpassou durante este ano os passos da formação integral para os jovens. 

Entre as emoções e comoções da despedida, a etapa que fez com que importantes debates exercitassem a consciência cristã e cidadã dos/das estudantes. As injustiças sociais, o profetismo característico da juventude que anuncia e denuncia, as crises da sociedade, a luta pela vida e pela vida em abundância na sociedade foram temas que estiveram presentes nas discussões conjuntas. Uilian refletiu a sociedade partindo da participação dos/das jovens como semente do novo, protagonistas da construção de um outro mundo possível, a Civilização do Amor. 
 
Durante a assessoria, estudantes, junto à equipe da escola e o assessor, fizeram memória de todas as etapas, do crescimento pessoal proporcionado durante o ano através da EDEJU. Na noite de sábado, realizou-se a  cerimônia do anel de Tucum, num momento emocionante de vigília dos mártires, e assumiram um compromisso concreto por diferentes causas, seus grupos de base, as juventudes de suas comunidades e paróquias, pela vida dos excluídos/excluídas e minorias, compromissos visando o Reino de Deus. 
 
No domingo pela manhã,  houve a Santa Missa em ação de graças pelos/pelas jovens e em celebração ao Dia Nacional da Juventude, presidida pelo nosso Bispo diocesano, Dom Jacinto e concelebrada pelo Pe. Gabriel Dalmolin. À tarde, houve a cerimônia de formatura dos/das estudantes concluintes da turma de 2017 da EDEJU. Estiveram presentes, além de assessores da escola e outras lideranças, familiares, famílias da comunidade que acolheram os/as jovens, amigos e colegas da caminhada dos formandos/formandas. A EDEJU 2017 encerra-se sob a certeza de que a caminhada bonita da juventude se segue, formando jovens comprometidos com o Reino, na busca e nos sonhos permanentes motivados na paz inquieta do Jovem de Nazaré, Jesus Cristo.
 
No ano de 2018 a Escola iniciará o processo de formação integral da sua 12ª turma. Os interessados e interessadas devem ter entre 15 e 29 anos, preferencialmente com participação nas comunidades, ter disponibilidade integral em todas as 5 etapas ao longo do ano de 2018 e estar comprometido/a a realizar as tarefas propostas pela EDEJU. Mais informações através do email pj@diocesecriciuma.com.br ou pela página www.facebook.com/pjdiocesecriciuma 

Colaboração: Mariana Dal Molin Plotegher