Diretório Pastoral Diocesano em fase de finalização

14 de Dezembro de 2018 13h40

Na quarta-feira, 12 de dezembro, a equipe responsável pela redação e atualização do Diretório Diocesano de Pastoral, que trata sobre as Orientações Pastorais da Diocese de Criciúma, realizou sua última reunião do ano. Conforme o Coordenador de Pastoral, padre Joel Sávio, um percentual de 80% de todo o texto do documento já está atualizado e seu arquivo deverá ser encaminhado para uma leitura prévia, às paróquias, ainda na semana que vem.

A equipe é composta por padre Joel; Marcos Tramontim, do Secretariado; padre Valmor Boeger e as leigas Rosilete Anselmo e Mariana Dal Molin. "Nós utilizamos o material que foi enviado pelas comarcas: o texto corrigido, lido e analisado e as emendas que foram apresentadas. A equipe fez uma leitura e também descartou algumas das emendas propostas. Nosso trabalho foi o de fazer essa síntese e, ao mesmo tempo, apresentar um texto matriz que seria o texto propício para uma votação. De todo o conteúdo a ser trabalhado, atingimos uma porcentagem de 80% pronto", afirma padre Joel.

Segundo o Coordenador de Pastoral, dois pontos ainda restam a fazer no ano de 2019. "Nós deixamos de fazer a atualização da dimensão ministerial, porque, como há mudança com relação aos ministérios qualificados e ela ainda não foi discutida em nenhuma instância da Diocese, deixamos esta dimensão para o ano que vem, até, para que, no primeiro conselho de pastoral, possa ser gerada uma discussão sobre isso e, a partir do conselho, se avaliar que tipo de encaminhamento será dado ao diretório. Outro ponto que optamos por não trabalhar agora é com relação à celebração do matrimônio. Como vamos ter algumas mudanças na preparação, que  ainda não estão definidas pela Comissão de Iniciação à Vida Cristã, optamos por deixar a parte da dimensão celebrativa que fala sobre o matrimônio para o ano que vem", explica o padre.