Delegados presentes no Seminário Regional das CEBs

08 de Maio de 2018 10h28

Nos dias 04, 05 e 06 de maio, nove representantes da Diocese de Criciúma, entre eles a Equipe Diocesana dos Grupos Bíblicos em Família e o coordenador diocesano da Pastoral Afro-Brasileira, participaram do Seminário Regional das Comunidades Eclesiais (CEBs) e Grupos Bíblicos de Reflexão, em Caçador, no Oeste do Estado. O encontro teve no centro de seu estudo o Ano Nacional do Laicato e o Documento 105 da CNBB - Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

"No dia 04, Dom Severino Clasen nos dirigiu uma reflexão, trazendo presente o valor do leigos na Igreja e na sociedade, sobre 'o mundo que temos, o mundo que Deus quer  e o mundo que queremos construir'. Em suas palavras, 'a Igreja começou com um grupo pequeno - Jesus acreditou neles, hoje é a nossa vez'. No dia 05, iniciamos com a assessoria de Paulo Biel , professor da Universidade Federal do Paraná, nos trazendo presente a análise de conjuntura atual, onde o maior problema global, segundo ele, está na concentração de renda dos bens  em 50% nas mãos de 1%  da população e o endividamento das pessoas que faz com que grandes bancos cresçam. No dia 06, tivemos encaminhamentos para o Interdiocesano das CEBs GBF que acontecerá em setembro", relata a coordenadora diocesana dos GBF, Edimar Jerônimo.

Os delegados que participam do Seminário foram: Edimar Jerônimo, Vanderson da Silva, Rosani Machado, Glória Mazuco, Maria Bortolin, Osvaldo Nazario, Volnei Toneto, Iraides Dal Pont e Leoni da Silva.