Delegados de Criciúma participam do 14º Intereclesial de CEBs

24 de Janeiro de 2018 13h39

Doze delegados da Diocese de Criciúma participam, nestes dias, do 14º Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontece em Londrina, no Paraná. O encontro, que tem como tema "CEBs e dos Desafios no Mundo Urbano" e lema "Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo" (Ex 3,7) teve início nessa terça-feira, 23, e termina no sábado, 27. Cerca de 3 mil pessoas de todo o Brasil e de países vizinhos participam da atividade marcada pela partilha de experiências. "Os relatos da caminhada das comunidades, seus desafios, sofrimentos, lutas e conquistas, uma vez socializados, tornam patente a unidade até mesmo nos problemas e aponta para questões teóricas e práticas", explica a coordenação do evento em sua página oficial.

"O 14º Intereclesial é um momento de celebrar a vida e a caminhada das CEBS e dos Grupos Bíblicos em Família que, iluminados à luz da Palavra de Deus, se reúnem em Londrina. As nossas comunidades, base de toda a Diocese, alimentam-se da Palavra de Deus, buscam força na Santíssima Trindade e, a partir da realidade, buscam viver a partilha e a solidariedade mútua. Com o êxodo rural, encontramos um grande aglomerado de famílias sem condições dignas de sobrevivência, com o descaso do poder público, a falta de moradia, de transporte, escola. Durante a caminhada da Igreja, muitas lideranças dedicaram a vida reivindicando o bem comum: 'A democracia brasileira tem muitos mártires. O grande desafio nosso é aprimorar a democracia. Em nosso país todos devem votar, mas poucos podem viver com dignidade', como diz Frei Beto. Vivemos em uma guerra de quarta geração, ou seja, vivemos uma guerra de pensamento. Cada um escolhe a verdade que convém. Queremos buscar nos fortalecer e encorajar mediante os desafios, atendendo o pedido do Papa Francisco, na sua carta enviada ao encontro, encorajando os delegados aos desafios que as CEBs e os Grupos Bíblicos em Família têm em sua caminhada!", declara a coordenadora diocesana dos GBF, Edimar Jerônimo.

O grupo formado por leigos de diversas paróquias da Diocese é acompanhado pelo assessor eclesiástico dos GBF e pároco da Paróquia São Roque, de Timbé do Sul, padre Sidnei Vitali. Participam do encontro também Rosani Machado e Maria Bortolin (Morro da Fumaça), Isaura Feltrin (Próspera), Ivone Stecanela (Timbé do Sul), Inês Santana do Nascimento (Treviso), Eduardo Merencio (Araranguá), Edimar Jerônimo (Maracajá), Vanderson da Silva e Alaércio Cittadin (Urussanga), Uilian Dalpiaz e Leonor da Silva (Praia Grande).