Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Conselhos e Comissões

Colégio de Consultores
O Colégio de Consultores é um serviço que tem suas funções determinadas pelo Direito Canônico, conforme Cân. 502. Entre os membros do Conselho Presbiteral, são nomeados livremente pelo Bispo Diocesano alguns padres, não menos de seis e não mais de doze, que constituem por cinco anos o colégio de Consultores.

Comissão de Assuntos Econômicos
A Comissão Diocesana de Assuntos Econômicos tem a missão de auxiliar a Diocese e as Paróquias nas questões administrativas e econômicas, fazendo com que a dimensão econômica esteja a serviço de toda a vida pastoral.

Comissão de Projetos
A Comissão de Projetos é o órgão responsável por tudo o que se refere ao espaço celebrativo, cabendo-lhe o estudo, a análise e assessoria a igrejas e espaços das igrejas, casas paroquiais, salas e outros ambientes nos imóveis da Igreja Católica, resultando no encaminhamento das obras, construções e reformas. É da competência desta Comissão zelar pela conservação do patrimônio histórico-cultural e artístico da Diocese, bem como, promover estudos sobre arte sacra e espaço litúrgico, em conjunto com a Pastoral Litúrgica da Diocese. Participam desta Comissão, o Vigário Geral, o Ecônomo da Diocese, o Coordenador Diocesano de Pastoral e pessoas que atuam nesta área de construção e reforma: Arquitetos, Engenheiros, Construtores, especialistas em Arte Sacra.

Conselho de Formação
Para garantir a formação dos seminaristas diocesanos, a Diocese conta com um Conselho de Formação, cuja finalidade é a de viabilizar o programa de formação nos seminários, acompanhar o processo formativo, proporcionar momentos de estudo, fornecer subsídios... Este Conselho é composto pelo Bispo, pelos Padres responsáveis pela formação nos seminários, Leigos e Leigas que contribuem no processo formativo, Vigário Geral, Coordenador Diocesano de Pastoral e um membro da Equipe de Pastoral Vocacional da Diocese, dois Padres representantes dos Párocos e/ou Vigários Paroquiais.

Conselho de Presbíteros
O Conselho de Presbíteros é formado por um grupo de sacerdotes que, representando o presbitério, ajuda o Bispo no governo da Diocese, a fim de promover ao máximo o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado (cânon 497). O Conselho Presbiteral terá a seguinte composição: Vigário Geral, Coordenador de Pastoral ou Padre que faça parte da Equipe de Coordenação, Coordenador da Pastoral Presbiteral, Reitor do Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, Reitor do Seminário Bom Pastor, Ecônomo da Diocese, um representante de cada Comarca indicado pelos Padres e membros indicados pelo Bispo.

Conselho Diocesano de Pastoral
O Conselho Diocesano de Pastoral é o espaço de comunhão, participação e missão das pessoas que coordenam os diversos Serviços de Pastoral existentes em cada nível eclesial. O Conselho de Pastoral é a instância depois da Assembleia, que, através da reflexão, articulação, e entreajuda, dará encaminhamentos, garantindo a execução das decisões tomadas em Assembleia e a consequente unidade pastoral. O Conselho reunir-se-á quatro vezes por ano.