Conselho Diocesano de Pastoral aprova encaminhamentos para Assembleia

01 de Novembro de 2017 13h10

Durante todo o dia desta terça-feira, 31 de outubro, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral, reunidos na comunidade São José, na Paróquia São João Paulo II, em Sombrio, realizaram sua última reunião do ano. Na pauta da atividade, esteve a atualização do Plano Diocesano de Pastoral, com leitura, reflexão, propostas e votações ao texto do documento no que compete ao objetivo geral da Diocese, bem como sua estrutura, organização e ação pastoral, nos âmbitos diocesano, comarcal, paroquial e de comunidade. Além disso, o grupo também foi responsável por diversas indicações de atividades que poderão complementar os projetos de ação pastoral para 2018.

A apresentação e condução dos trabalhos foram feitas pelo Coordenador Diocesano de Pastoral,padre Joel Sávio, e pelo Vigário Geral, padre Wilson Buss, com a colaboração do membro da Equipe de Redação do novo PDP, Richard Magnus. Conforme o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, as propostas apresentadas pela Coordenação de Pastoral e votadas pelo Conselho devem diminuir a agenda que, muitas vezes, sobrecarrega as coordenações e focar na potencialização das atividades, diretamente na base. "Temos que trabalhar e evangelizar, promovendo ações mais eficazes", ressalta o epíscopo. O resultado final aprovado pelo Conselho de Pastoral será debatido nas assembleias comarcais, durante o mês de novembro, com assessores enviados pela Diocese para condução dos assuntos. O conteúdo será apreciado e votado na terceira etapa da Assembleia Diocesana de Pastoral, marcada para o dia 23 deste mês, às 19h30min, em Forquilhinha.

Durante a reunião, ainda, foram recordadas atividades e temas que nortearão o ano pastoral de 2018, como o Ano Nacional do Laicato, o projeto regional da Pastoral Vocacional que incentiva a oração pelas vocações; além de atividades regionais que serão acolhidas pela Diocese, como a Jornada Vocacional (26 de agosto a 18 de setembro), o Intereclesial Microregional de CEBS (16 de setembro) e o Congresso da Pastoral Familiar (28 a 30 de setembro). Ao falar sobre a Semana da Solidariedade, que ocorrerá de 06 a 12 de novembro deste ano, padre Wilson ressaltou a campanha mundial lançada pelo Papa pelos migrantes e refugiados, que será lançada pela Cáritas, na Diocese, no próximo dia 11.

Antes de pedir a bênção sobre os presentes, com a vela da Campanha 10 milhões de estrelas, da Cáritas Brasileira, em mãos, Dom Jacinto anunciou a elevação, no dia 04 de maio de 2018, da igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, a Santuário Diocesano, sendo que o mesmo continuará pertencendo à Paróquia de mesmo nome.

Confira o álbum completo