Comissão Diocesana de Tutela dos Menores e de Pessoas Vulneráveis é criada

16 de Setembro de 2020 10h58

No dia 9 de maio de 2019, o Papa Francisco promulgou uma Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi (Vós sois a luz do Mundo), com novas normas para prevenir e combater crimes sexuais contra menores e pessoas em situação de vulnerabilidade provocadas por clérigos e membros de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Assim, em nossa Diocese, nosso Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, seguindo o quanto pede o Papa Francisco, criou a Comissão Diocesana de Tutela dos Menores e de Pessoas Vulneráveis, composta por padres (diocesanos e religiosos) e leigos (advogados, psicóloga e assistente social).

A comissão, tem por missão ?propor as iniciativas mais apropriadas para a proteção de menores e adultos vulneráveis, de modo a fazer todo o possível para garantir que crimes como os que ocorreram não ocorram mais na Igreja. ? (Papa Francisco). Atenta as orientações do Motu Proprio e do Código de Direito Canônico, a comissão auxiliará a Igreja diocesana na prevenção contra os abusos sexuais, gerando sempre ambientes seguros para todas as pessoas e também apurar possíveis denúncias de abusos sexuais desde que fundamentadas, evitando-se assim denúncias vagas, genéricas e anônimas.