Comarcas do Núcleo Norte terão retiro para acólitos em julho

12 de Junho de 2018 10h28

No dia 08 de junho, a Comissão Diocesana de Liturgia, através da Subcomissão Diocesana de Acólitos e Coroinhas, se reuniu para organizar o 1º Retiro Diocesano para Acólitos, marcado para o domingo 08 de julho. A reunião foi realizada na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara.

A atividade reunirá as comarcas do núcleo Norte da Diocese, com início às 08h30min, na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller. "Este primeiro encontro é para os acólitos (rapazes e moças, solteiros e casados) das comarcas pastorais de Içara, Criciúma, Nova Veneza e Urussanga. Um retiro é sempre uma experiência única, como cada celebração litúrgica. É momento de encontro consigo mesmo (sua humanidade) e encontro com verdade de Deus para nossas vidas, por isso, oração, silêncio, disponibilidade, desprendimento, momentos fraternos são as bases para este momento", acentua o assessor da Pastoral Litúrgica, padre Maxssuél Mendonça.

Conforme o padre, as celebrações litúrgicas, essencialmente, deveriam ser espaços de oração, mas nem sempre isso acontece. "Temos sentido que os envolvidos nas ações litúrgicas (leitores, ministros, ministérios de músicas, acólitos, coroinhas) têm muitas preocupações e, por vezes, no momento que estão servindo, não conseguem fazer uma profunda experiência com Deus. No horizonte dos acólitos, neste caso, é preciso superar o conhecimento dos ritos e do direito litúrgico (rubricas, instruções, documentos) para o encontro com o mistério de Deus. Cada rito litúrgico, bem vivido, é sempre um caminho da graça de Deus para a nossa salvação, é sempre um caminho para a nossa conversão", destaca padre Maxssuél.

A Comissão de Liturgia orienta que os grupos de acólitos se organizem em comunhão com seus párocos e façam suas inscrições. As fichas para inscrição já foram enviadas para as paróquias.