Catequese 2019: retorno da Escola Diocesana e mais encontros para pais

28 de Novembro de 2018 11h36

A Coordenação Diocesana da Pastoral Catequética, com o apoio da Coordenação de Pastoral da Diocese de Criciúma, projeta duas novidades para o ano de 2019. Na sexta-feira, 23 de novembro, o assessor eclesiástico, padre Vilmar Moretti, a coordenadora Albertina Spillere e demais membros da equipe estiveram reunidos com o Bispo, Dom Jacinto Flach, e com o coordenador de pastoral, padre Joel Sávio, a fim de avaliar a caminhada pastoral e planejar as atividades para o próximo ano.

"Nós teremos, no próximo ano, o retorno da Escola Diocesana de Catequese, com uma categoria um pouco diferente da anterior: ela vai ser direcionada aos nossos coordenadores paroquiais de catequese e terá como tema a Iniciação à Vida Cristã, especialmente a preparação para os quatro tempos. De modo especial, a escola pretende dinamizar a experiência da Iniciação à Vida Cristã nas nossas paróquias. Isso, pois sentimos que muitas coordenações mudaram e quem está assumindo necessita compreender direito como funcionam estas etapas da Catequese. A escola será rápida, só por um ano, e estamos organizando um cronograma para, logo, colocar essa proposta ao conhecimento de todos", explica padre Joel.

Dentre os assuntos da reunião, esteve também o planejamento do Seminário Diocesano de Catequese e Liturgia, que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, tendo como tema Missão e demais atividades que serão realizadas durante o ano. Segundo padre Joel, os itinerários de catequese não sofrerão alteração em sua edição neste ano. Após avaliação, optou-se pelo não desenvolvimento de um itinerário com conteúdo específico para os catequistas, mas sim para os pais ou responsáveis, como uma espécie de cartilha anexa para atividades em conjunto com os catequizandos. "A partir do ano que vem, começa a ser elaborada essa cartilha para preparação com os pais para Eucaristia e Crisma, com mais encontros com os pais dos catequizandos", acrescenta.