Cúria Diocesana (48) 3433.6313 Catedral São José (48) 3433.1079 imprensa@diocesecriciuma.com.br

Catedral São José abre jubileu centenário com Missa Crismal

Data de Publicação
11
2017
04
Terça-feira
14h45
11 de Abril de 2017 14h45

Depois de mais de dez anos, a Catedral São José, igreja mãe da Diocese de Criciúma, volta a sediar a Missa do Crisma. Neste ano, a celebração que já assumiu caráter itinerante ocorre no templo por um motivo excepcional: a Catedral completa, em 17 de setembro, seu jubileu de 100 anos de inauguração. Cerca de 2 mil pessoas das 33 paróquias e santuários da Diocese de Criciúma são esperadas para a celebração, que será realizada nesta quarta-feira santa, 12, com início às 20 horas.
 
Durante a solenidade, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, os mais de 60 padres que deverão concelebrar a missa farão a renovação das promessas sacerdotais usando a estola alusiva ao centenário que lhes será presenteada pela Paróquia São José.

Na celebração também chamada de Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade Diocesana, serão abençoados os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrado o óleo do Crisma. Os óleos que serão levados até o altar dentro de três grandes vasos, depois, serão distribuídos dentro de outros 126 vasinhos, que serão destinados a paróquias, seminários, casas e hospital.

Conforme Dom Jacinto, a Missa do Crisma, celebrada uma vez por ano, é um momento especial em que toda a Igreja diocesana se reúne em torno da fé. "Estamos unidos como presbitério, quando celebramos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Um momento sagrado quando os próprios padres renovam seu compromisso diante do povo e de Deus. Ali abençoamos os óleos que serão utilizados durante todo o ano, para fazer nossos batismos, ungir os doentes e confirmar jovens e adultos na fé. Que todos se sintam convidados para esse momento tão solene e tão bonito, onde já estamos unidos aquilo que, durante todo o ano, seremos tocados, através dos santos óleos", frisa o Bispo.

Ponto de chegada para imagens peregrinas

Após uma peregrinação que, desde 09 de março, percorreu todas as paróquias da Diocese de Criciúma, é a vez de a Catedral acolher as imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Caravaggio, em preparação à inauguração do santuário em Içara, em 23 de abril, e ao jubileu do santuário em Nova Veneza, em 1º de outubro. A acolhida acontecerá durante a Missa com Bênção da Saúde, às 15 horas, com as imagens trazidas pela Paróquia Nossa Senhora da Salete, do bairro Próspera e mais tarde entronizadas durante a missa solene da noite. A peregrinação se encerra com um detalhe: uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio permanecerá na igreja, de forma permanente, para veneração dos fiéis.

Catedral prepara série de atividades alusivas ao jubileu

Segundo o pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, a Missa do Crisma será o primeiro dos muitos eventos que irão marcar o ano jubilar da Catedral, inaugurada em 1917 e reinaugurada em 28 de abril de 2012, após reforma e ampliação. "É sempre um momento de alegria, um momento de celebração solene no qual reunimos nossos padres, nosso Bispo, lideranças, povo de Deus de todas as paróquias e santuários da Diocese. Com alegria, iremos acolher esta santa missa crismal e com ela queremos abrir os festejos em torno dos 100 anos de nossa Catedral. Este será um ano marcado por celebrações, por eventos, tudo para lembrar a importância deste bonito templo que temos no coração de nossa cidade, a igreja mãe de toda a nossa Diocese de Criciúma", pontua padre Antônio Júnior.

De acordo com o pároco, em breve a programação oficial será divulgada, entretanto, o padre já adianta uma série de atividades que serão realizadas durante o ano. O mês de abril será marcado, ainda, pela solenidade da Páscoa e pelo início da novena em preparação a festa de São José, a partir do dia 27, envolvendo todas as paróquias do município de Criciúma. A grande festa deve culminar no dia 07 de maio. "Em 21 de maio, teremos um bonito oratório com um coro que virá de Florianópolis, com 200 vozes, que irá nos apresentar a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Uma vez que estamos no Ano Mariano, celebramos também os 100 anos das aparições em Fátima, o que, para nós, é uma feliz coincidência", afirma o pároco.

No mês de junho, por ocasião da solenidade de Corpus Christi, a Paróquia inaugurará um monumento alusivo ao Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 1946, na Praça do Congresso. Outras atividades e celebrações importantes serão realizadas, como a apresentação de coros com música sacra, e a missa do jubileu de ouro de vida sacerdotal do vigário paroquial padre Silvestre Koepp, ambos no mês de julho. Em agosto, durante a Semana da Família, haverá o Piquenique da Família. A programação se encerra em setembro, com o Cerco de Jericó e celebração de 100 anos com a cerimônia de dedicação da Catedral.

Estacionamento
Os ônibus que farão o transporte dos fiéis de outras paróquias da Diocese de Criciúma serão estacionados ao redor da Praça do Congresso, onde haverá uma equipe a espera para auxílio. Já os padres terão vagas reservadas no estacionamento ao lado da Ciretran, localizado na Rua João Pessoa.