Cáritas realiza encontro com Entidades Membro

06 de Agosto de 2019 11h15

A Cáritas Diocesana de Criciúma realizou, no dia 27 de julho, mais um momento de encontro e formação com as Entidades Membro e Voluntariado, nas dependências da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.

O encontro teve também o objetivo de preparar para a 24ª Assembleia Geral da Cáritas Brasileira, que tem como tema: "Bem Viver: Esperança, Resistência e Profecia", a partir da iluminação bíblica do Evangelho de Lucas 21,28: "Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação". Inspirados pelo texto de Lucas, socializamos nossa caminhada, nossas ações enquanto rede Cáritas, "revisitando o passado para melhor compreender e viver a missão na fidelidade ao projeto de Jesus, em vista da libertação plena". Assim, pudemos contribuir na preparação para a 24ª Assembleia Geral da Cáritas, através da avaliação do quadriênio que está se encerrando em novembro deste ano.

Também durante o encontro, tratamos sobre os bazares solidários que vimos realizando junto às Entidades Filiadas, que é resultado de uma parceria com a Cáritas Regional SC, para receber doações de roupas novas fornecidas por uma rede de lojas, possibilitando que a Cáritas em todo o Estado, realize bazares solidários, com a finalidade de reverter o recurso para projetos sociais. Algumas entidades presentes partilharam sobre os bazares realizados, como foi, frutos colhidos desta ação e em que podemos melhorar. Também abrimos espaço para saber quais Entidades Membro gostariam de fazer bazares. Na ocasião, partilhamos as datas que outras Entidades Membro realizarão seus Bazares Solidários: em Sombrio, no salão paroquial nos dias 15, 16 e 17 de agosto, e em Urussanga, também nas dependências do salão paroquial nos dias 9, 10 e 11 de setembro. Além dessas, já receberam as doações para o bazar solidário, com datas a serem definidas, o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio e a Pastoral da Criança.

Sobre o 16º Aniversário da Cáritas Diocesana de Criciúma, celebraremos a missa em ação de graças no dia 1º de setembro, às 10h30min, na Paróquia Santa Bárbara, seguida do tradicional almoço com polenta e galinha. Os ingressos poderão ser adquiridos na sede da Cáritas ou na Paróquia Santa Bárbara.

Neste dia também faremos o sorteio do Prisma, o carro da Cáritas, ano 2012, numa "Ação entre Amigos". O valor de cada bilhete da rifa é de R$10,00 (cada bloco tem 10 bilhetes). E tem uma novidade: as Entidades Membro, Paróquias, Grupos e Pastorais que adquirirem os bilhetes para vender, poderão ficar com o valor de 40%. Desta forma todos contribuirão com a sustentabilidade da Rede Cáritas.

Encerramos o encontro com a oração do Pai Nosso, de mãos dadas.

Colaboração/Texto: Neuza Mafra