Cáritas é premiada em Projeto Voluntariado da Fundação Banco do Brasil

24 de Janeiro de 2019 16h32

A Cáritas Diocesana de Criciúma, na pessoa do Presidente, Padre Wilson Buss, recebeu, oficialmente, no dia 27 de dezembro de 2018, as chaves de um veículo Oroch e uma carretinha, frutos de um projeto encaminhado à Fundação Banco do Brasil, dentro do Programa Voluntariado.

Como foi o processo
Visando incentivar o trabalho voluntário, o Banco do Brasil fez, no início do ano de 2018, uma chamada interna (Edital). Se o Banco tivesse entre seus funcionários, alguém que prestasse serviço voluntário em alguma Instituição, este poderia inscrever a Instituição. E tivemos a sorte de ter no Banco do Brasil a Neide M. Negro, voluntária da Cáritas, que imediatamente nos acionou e trouxe toda a documentação para que pudéssemos encaminhar o Projeto. Foi uma longa caminhada até a data da aprovação. O Projeto está sob o nº 17.094 - Fundação Banco do Brasil - Programa Voluntariado, e teve por Objetivo: "Aquisição de Veículo para o acompanhamento e fortalecimento das famílias e comunidades empobrecidas, através de ações sociais".

Para a Cáritas, o carro maior e a carretinha serão de extrema importância para o transporte de equipamentos das Feiras de Economia Solidária (tendas, produtos...); o translado dos equipamentos e roupas dos Bazares Solidários, inclusive, dos bazares itinerantes; a busca e entrega dos pães e cestas básicas; dos ovos que frequentemente são doados para a Cáritas; buscar e entregar moveis e demais equipamentos doados para famílias em situação de vulnerabilidade social; para o trabalho de acompanhamento junto aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e os imigrantes e para a formação nas Entidades Membro.

Os anos de 2017 e 2018 foram fortemente marcados por um novo rosto que se somou à Cáritas: o voluntariado. Homens, mulheres e jovens têm participado das mais diferentes atividades da Cáritas, por isso, a importância deste Projeto, que fundamentalmente, procura valorizar as pessoas que querem prestar serviços voluntários.

O evento que marcou a entrega oficial das chaves do carro aconteceu nas dependências da Cáritas, às 19h30min, com a presença do Gerente do Banco do Brasil, funcionários e funcionárias, familiares dos mesmos e pela Cáritas: a Presidência, Diretoria, Conselho, voluntários(as) e o Secretariado. No ato, tivemos a generosa presença do Padre Ângelo Galato, que abençoou os veículos.

Queremos agradecer à Gerencia do Banco do Brasil, e suas Funcionárias e recomendá-los ao nosso Patrono, Dom Oscar Romero e ao Fundador da Cáritas Brasileira, Patrono dos Direitos Humanos, Dom Hélder Câmara.

Neuza Mafra e Devaneide De Brida
Cáritas Diocesana de Criciúma